Compra e venda mercantil

Conceito, características, classificação, elementos do contrato, forma e prova, modalidades, obrigações do vendedor e do comprador e especificidades da compra e venda mercantil.

Conceito

Compra e venda é o meio pelo qual uma pessoa (vendedor) se obriga a transferir o domínio de determinada coisa a outrem (comprador), que, por sua vez, obriga-se a pagar à primeira o preço entre elas acertado. O direito comercial ocupa-se de uma das modalidades de compra e venda, qual seja, a mercantil.

A compra e venda mercantil configura-se com um contrato que retrata a atividade de intermediação, principal característica do comércio. Através dele o comerciante obtém as mercadorias que irá revender com lucro. Ela ocorre quando tanto o comprador como o vendedor são considerados empresários. A compra e venda é elementar para a atividade empresarial, onde o importador compra mercadorias do fabricante, revende ao atacadista, que revende ao varejista, e assim por diante.

Por praticidade no comércio, os comerciantes podem celebrar entre si contratos de fornecimento, através dos quais o comprador contrata com o fornecedor a aquisição da mesma mercadoria por determinado período de tempo...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

O que se entende por cláusula de retrovenda?

É o pacto acessório no qual o alienante reserva para si o direito de reaver a posse e propriedade do bem que está sendo alienado, no prazo de três anos, e mediante pagamento igual ao que recebeu além das despesas feitas pelo comprador neste tempo.

Respondida em 01/08/2022
É possível a venda de parte indivisa em condomínio?

O condômino não pode alienar sua parte indivisa a estranho se outro condômino a quiser tanto por tanto. O condômino, neste caso, tem preferência na aquisição desta parte, de acordo com o art. 504 do CC.

Respondida em 01/08/2022
O que se entende por venda com reserva de domínio?

O alienante reserva para si o domínio da coisa até que receba o pagamento em seu todo, sendo assim a garantia recai no próprio bem objeto do contrato. Transmite-se a posse, mas não a propriedade, que só é transmitida com o pagamento integral. Trata-se de condição suspensiva, já que a aquisição do domínio da coisa fica subordinada ao pagamento total do preço.

Respondida em 01/08/2022
Envie sua pergunta

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos