O trabalho via plataformas digitais (2024)
Inovações tecnológicas e o futuro do Direito do Trabalho, o conceito de plataformas digitais, economia de compartilhamento, economia de bico, uberização e capitalismo de plataforma como as mais populares formas de trabalho via plataformas digitais.
- Introdução
- Tecnologia e o futuro do Direito do Trabalho
- O que são plataformas digitais?
- Novas formas de trabalho via plataformas digitais
Introdução
Inovações tecnológicas provocam grandes mudanças na sociedade, por isso é fundamental estudarmos seus impactos no futuro do mercado de trabalho.
Com a pandemia do Covid-19, a dependência de plataformas digitais ficou ainda mais evidenciada, o que vem transformando cada vez mais o perfil das atividades econômicas e dos trabalhadores.
O mercado de trabalho por aplicativo teve início em junho de 2010, na cidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. A primeira cidade a adotá-la no Brasil foi Rio de Janeiro, em 2014.
Conforme no explica o autor Renan Kalil:
“O capitalismo de plataforma é uma forma de organização da produção e do trabalho com enfoque na economia digital e no uso da tecnologia da informação e da comunicação, de dados e da internet, além das plataformas como infraestruturas que viabilizam negócios” (obra citada).
Uma característica marcante deste tipo de trabalho é a invisibilidade dos trabalhadores, já que parte considerável das condições de trabalho é determinada...