Plataforma digital
São infraestruturas digitais que permitem dois ou mais grupos interagirem, colocando-se como intermediárias que conectam diversos usuários, como consumidores, anunciantes, prestadores de serviços, produtores e fornecedores. Também possibilitam aos usuários elaborar seus próprios produtos, serviços e mercados.
O autor Renan Kalil aponta quatro características principais das plataformas digitais:
- não são empresas de internet ou tecnologia, mas entes que conseguem operar de qualquer lugar em que aconteça a interação digital;
- produzem e são dependentes dos efeitos em rede, tendo em vista que quanto mais usuários a plataforma tiver, mais valiosa será para todos, gerando um ciclo vicioso em que o aumento de usuários tende à monopolização da atividade e ao aumento da quantidade de dados que consegue acessar;
- o uso do subsídio cruzado, no qual enquanto uma parte da empresa reduz o preço do serviço ou do bem, chegando a oferecê-lo gratuitamente, a outra eleva os preços para compensar eventuais perdas, com o objetivo de atrair um grande número de usuários, para que se envolvam e acessem-nas frequentemente;
- são projetadas para serem atraentes para os seus diversos usuários (obra citada).
Referências bibliográficas
- KALIL, Bernardi Renan. A regulação do trabalho via plataformas digitais. São Paulo: Blucher, 2020.
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