Síndrome da Alienação Parental II
Trata sobre os critérios de diferenciação da SAP com o abuso sexual e outras doenças de cunho psicológico, e as características e condutas do genitor alienante.
- Critérios de diferenciação
- As características e condutas do genitor alienante
- Referência bibliográfica
Critérios de diferenciação
A Síndrome da Alienação Parental (SAP) é um somatório de condutas, estratégias e sintomas, por isso é imprescindível fazer a sua distinção com a ocorrência de abuso sexual real, bem como de outras doenças de cunho psicológico.
SAP x abuso sexual
Normalmente nos deparamos com a falsa denúncia de abuso sexual contra a criança como forma de impedir as visitas ao genitor alienado. Nesse caso, o alienador convence o próprio filho da ocorrência de um fato inexistente passado com ele. Esse convencimento acontece porque o menor se vê “órfão do genitor alienado” e passa a ter uma identificação patológica com o genitor alienante, aceitando e acreditando em tudo que lhe é dito.
Na falsa alegação de abuso sexual, o genitor alienante programa falsas memórias na criança e a faz repetir tudo como se tivesse sido realmente vítima do incesto. E muito difícil o menor perceber essa manipulação, pois acredita serem verdadeiros os fatos forjados pelo alienador e, com o tempo, até mesmo...