Síndrome da Alienação Parental I
Definição da Síndrome da Alienação Parental – SAP, critérios de identificação, elementos que favorecem o alienamento dos filhos em relação a um dos genitores e estágios da alienação parental.
- Síndrome da Alienação Parental – SAP
- Critérios de identificação
- Elementos que favorecem o alienamento dos filhos em relação a um dos genitores
- Estágios da alienação parental
- Referência bibliográfica
Síndrome da Alienação Parental – SAP
As figuras parentais são imprescindíveis no desenvolvimento saudável da prole. Ocorre que, lamentavelmente, tem-se visto nos tribunais, de forma recorrente e habitual, a Síndrome da Alienação Parental, que começa a chamar a atenção dos operadores do Direito e de outras disciplinas interligadas.
A SAP geralmente se inicia a partir de disputas judiciais pela guarda dos filhos, uma vez que estes passam a ser instrumentos da agressividade e de desejo de vingança de um dos pais ao outro. Pode ocorrer também no momento em que o menor alcança uma idade que o capacita a ampliar o horário de visitas ou a pernoitar com o pai não guardião.
A síndrome é, portanto, “uma campanha pelo genitor detentor da guarda da prole, no sentido de programar a criança para que odeie e repudie, sem justificativa, o outro genitor, transformando a sua consciência mediante diferentes estratégias, com o objetivo de obstruir, impedir ou mesmo destruir os vínculos entre o menor e o pai...