Recurso Ordinário Constitucional e Embargos de Divergência (Processo Civil)

Recurso ordinário constitucional, processamento e embargos de divergência.

É um dos três recursos para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça. A sua finalidade é permitir a reapreciação de decisões proferidas naquelas ações de competência originária dos tribunais. Esse recurso busca obter a reforma ou anulação de acórdãos.

Uma das hipóteses de cabimento do recurso ordinário constitucional, junto ao Supremo Tribunal Federal, são aquelas mencionadas na Constituição Federal em seu artigo 102, inciso II:

a) o "habeas-corpus", o mandado de segurança, o "habeas-data" e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão;

 b) o crime político;

E junto ao Superior Tribunal de Justiça, as hipóteses de cabimento são as mencionadas no artigo 105, inciso II da Constituição Federal:

b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal; 

c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

A parte deve interpor simultaneamente recurso extraordinário e embargos de divergência?

A interposição deve ser sucessiva, não concomitante, conforme o artigo 1.044, § 1º, do CPC, o qual prevê que interposição de embargos de divergência no Superior Tribunal de Justiça interrompe o prazo para interposição de recurso extraordinário por qualquer das partes.

Respondida em 20/12/2019
O que ocorre se uma das partes interpor embargos de divergência e a outra parte interpor recurso extraordinário?

De acordo com o § 2º, do artigo 1.044, do CPC, se os embargos de divergência forem desprovidos ou não alterarem a conclusão do julgamento anterior, o recurso extraordinário interposto pela outra parte antes da publicação do julgamento dos embargos de divergência será processado e julgado independentemente de ratificação. Entretanto, o julgamento dos embargos de divergência pode gerar uma sucumbência superveniente para a parte que já tiver interposto o recurso extraordinário, devendo ser aplicado no caso, por analogia, o § 4º, do artigo 1.024, do mesmo diploma processual: "Caso o acolhimento dos embargos de declaração implique modificação da decisão embargada, o embargado que já tiver interposto outro recurso contra a decisão originária tem o direito de complementar ou alterar suas razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração". Nesse sentido é o Enunciado 83 da I Jornada de Direito Processual Civil do CJF: “Caso os embargos de divergência impliquem alteração das conclusões do julgamento anterior, o recorrido que já tiver interposto o recurso extraordinário terá o direito de complementar ou alterar suas razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de quinze dias, contados da intimação da decisão dos embargos de divergência”.

Respondida em 20/12/2019
Os embargos de divergência suspendem o prazo para interposição de eventual recurso?

De acordo com o artigo 1.044, §1º, do CPC, a oposição de embargos de divergência no Superior Tribunal de Justiça interrompe o prazo para interposição de recurso extraordinário por qualquer das partes. Nota-se que há diferença entre suspensão e interrupção, sendo certo que nos casos de interrupção o prazo interrompido volta a fluir por inteiro quando findo o motivo de sua interrupção.

Respondida em 30/04/2018
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos