Projeto visa criar causas de aumento de pena para crimes de furto e roubo quando praticados em área rural

Projeto visa criar causas de aumento de pena para crimes de furto e roubo quando praticados em área rural

O Projeto de Lei nº 3381/2021 da Câmara dos Deputados visa criar causas de aumento de pena, no importe de dois terços, para os crimes de furto e de roubo, previstos nos artigos 155 e 157 do Código Penal, quando praticados em área rural.

A propositura destaca que o regramento atual prevê para o crime de furto, em sua figura simples, a sanção de reclusão de um a quatro anos, e multa, bem como para o roubo, na mesma situação, a pena preconizada é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Ressalta-se, contudo, que apesar de ambos os tipos penais contarem com figuras qualificadas, bem como com causas de aumento de pena, o arcabouço legal não contempla a previsão de exasperação das sanções quando a prática delitiva se der em área rural, em situação de maior vulnerabilidade.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Furto
Sujeitos, conduta, voluntariedade, consumação e tentativa, qualificadoras, majorantes de pena, forma privilegiada e cláusula de equiparação, ação penal, princípio da especialidade e furto de coisa comum.

Guia de Estudo - Roubo e extorsão
Trata sobre os crimes de roubo, latrocínio, extorsão, extorsão mediante sequestro e extorsão indireta, capitulados nos artigos 157 ao 160 do Código Penal. Inclui 24 itens para leitura e 4 testes de múltipla escolha.

Guia de estudos - Crimes contra o patrimônio
Tudo o que você precisa saber sobre os Crimes contra o patrimônio: furto, roubo, extorsão, usurpação, dano, apropriação indébita, estelionato, receptação, entre outros. Inclui 31 itens para leitura e 8 testes de múltipla escolha.

Petição - Pedido de instauração de inquérito policial - Crime de estelionato
Após venda de bem móvel e recebimento de cheque sem fundos, Requerente pleiteia a instauração do procedimento investigativo para apuração do crime do artigo 171, § 2º, inciso VI, do Código Penal. 

Resumo - Disposições gerais acerca dos crimes contra o patrimônio
Trata sobre as disposições gerais elencadas nos artigos 181 a 183 do Código Penal, acerca das escusas absolutórias, relativas e suas inaplicabilidades.

Veja mais atualizações sobre crimes contra o patrimônio no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos