Discutida a inclusão de educação empreendedora e educação financeira na matriz curricular do ensino fundamental e médio

Discutida a inclusão de educação empreendedora e educação financeira na matriz curricular do ensino fundamental e médio

O Projeto de Lei nº 3426 de 2021 visa alterar a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir Educação Empreendedora e Educação Financeira na matriz curricular nacional do ensino fundamental e médio.

De acordo com o texto apresentado, considera-se Educação Empreendedora como o processo de ensino e aprendizagem com metodologias ativas, que busquem o desenvolvimento das competências pessoas e implementação de projetos de empreendedorismo, bem como Educação Financeira como o processo de ensino e aprendizagem que busque tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam o uso do dinheiro.

A propositura ainda indica que as disciplinas devem ser ministradas obrigatoriamente por profissional empreendedor que tenha mais de 5 (cinco) anos de atividade comercial; por profissional de contabilidade regularmente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade do Estado onde está localizada a escola; e/ou por profissional economista regularmente inscrito no Conselho Regional de Economistas da localidade.

As novas disciplinam seriam instrumentos para incentivar o pensamento de inovação e promoção de solução criativas, além da compreensão de princípios básicos da economia.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direito à educação – ECA
Educação como direito de todos e dever do Estado, níveis e modalidades de ensino, educação de jovens e adultos, ensino noturno, flexibilização do ensino, regime especial para gestantes, educação das relações étnico-raciais, educação democratizada, e financiamento da educação básica.

Guia de estudos - Direito Educacional
Análise do artigo 206 da Constituição Federal de 1988, Direito Educacional no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de diretrizes e bases da educação (Lei nº 9.394/96), ensino público e privado na educação brasileira, profissionais de educação, educação especial e atendimento educacional especializado, Política Nacional de Alfabetização, Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim, e FUNDEB.

Dicionário jurídico - Educação

Dicionário jurídico - FUNDEB

Veja mais atualizações sobre direito à educação no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos