Proposituras visando alterações em normas eleitorais seguem em discussão

Proposituras visando alterações em normas eleitorais seguem em discussão

O Projeto de Lei nº 3064/2021 da Câmara dos Deputados visa alterar o regramento eleitoral para estabelecer vedação ao registro de candidatura dos que tenham cumprido pena privativa de liberdade, determinada por autoridade judicial, ainda que posteriormente revogada, pelo período de 08 (oito) anos, contados do fim do cumprimento da pena.

De uma forma geral, o intuito seria acrescentar o parágrafo 6º ao artigo 10 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, visando estabelecer um período denominado de “quarentena” às pessoas que cumpriram pena privativa de liberdade, para que estes, mesmo antes da condenação, sejam impedidos de registrar sua candidatura.

A propositura foi apresentada à Mesa Diretora e ainda aguarda deliberações.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Introdução ao Direito Eleitoral 
Conceito de Direito Eleitoral, objeto, taxonomia e autonomia, fontes diretas e indiretas, codificações eleitorais e competência legislativa.

Resumo - Registro de candidaturas 
Competência, requisitos legais, prazo, quantidade de candidatos, percentual mínimo de vagas nas eleições proporcionais, identificação numérica, variação nominal e substituição de candidatos, cancelamento de registro, candidatura nata e Justiça Eleitoral.

Guia de estudo - Partidos políticos 
Conceito, regras constitucionais, princípio da verticalização das coligações partidárias, partidos políticos no Brasil e infidelidade partidária, instituição de um novo partido, sistemas partidários, autonomia partidária, recursos do fundo partidário e propaganda gratuita no rádio e na televisão.

Guia de estudo - Eleições 
Aborda as diversas fases do processo eleitoral, como o alistamento, a convenção partidária, o registro de candidatos, a propaganda política, os atos preparatórios à eleição, a votação, a apuração e a diplomação dos eleitos.

Resumo - Convenção partidária
Aborda sobre as espécies de convenção, quais seja, convenção municipal, regional e nacional, prazo, local das convenções, escolha de candidatos e também dispõe acerta das o coligações, seu conceito, natureza jurídica, denominação, verticalização, regramento geral e quem a representa.

Veja mais atualizações sobre Direito Eleitoral no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos