Notícias

Compensação de jornada de trabalho é discutida diante do estado de emergência de saúde pública

Fonte: DireitoNet

O Projeto de Lei da Câmara n. 1095/2021 dispõe sobre a compensação de jornada de trabalho do empregado, por meio de banco de horas, enquanto perdurar no território nacional o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

De acordo com o texto do projeto, a jornada de trabalho do empregado que exceder o limite legal ou convencionado poderá ser compensada por meio de banco de horas, estabelecido por meio de acordo coletivo ou individual formal, no prazo de até 12 (doze) meses, contado do encerramento da emergência.

Os critérios indicam que a compensação da jornada de trabalho poderá ser feita mediante prorrogação de jornada em até 2 (duas) horas, que não poderá exceder 10 (dez) horas diárias.

A justificativa apresentada explica que os efeitos decorrentes da pandemia do coronavírus continuam presentes afetando, especialmente, as relações de trabalho. Aponta-se que enquanto muitos trabalhadores perderam os seus empregos, outros tantos os mantiveram sob condições que exigiram um aumento na jornada de trabalho, sendo casos vinculados a atividades essenciais, as quais precisaram aumentar a jornada em virtude do crescimento da demanda.

Em síntese, a intenção do projeto é garantir ao empregador segurança jurídica na extensão da jornada, permitindo a formação de um banco de horas para ser compensado em um prazo de até doze meses após o encerramento ao estado de emergência, sem que tenha que desembolsar o pagamento de horas extraordinárias.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Duração do Trabalho I - Lei nº 13.467/17
Horas in itinere, acordo de prorrogação, acordo de compensação, jornada 12x36.

Resumo - Duração do Trabalho II - Lei nº 13.467/17
Acordo de compensação irregular, prorrogação em atividade insalubre, necessidade imperiosa, exclusão das normas sobre duração do trabalho, intervalo para descanso e refeição.

Guia de estudo - Jornada de Trabalho
Tudo que você precisa saber sobre jornada de trabalho, regime de tempo parcial, horas "in itinere", trabalho noturno, intervalos intrajornada e interjornada, sobreaviso, descanso semanal remunerado e demais peculiaridades.

Guia de estudo - O Direito em tempos de Covid-19
Trata sobre as medidas emergenciais de saúde pública para auxiliar no combate à pandemia do Coronavírus, seu impacto nas relações civis, comerciais, negócios imobiliários, e estabelecimentos prisionais, a proteção da mulher contra a violência doméstica, as medidas trabalhistas previstas pela MP 927/20, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e demais disposições da Lei nº 14.020/20.

Resumo - Medida Provisória nº 927/20 - Covid-19
Teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, antecipação de feriados, banco de horas, suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho, o diferimento do recolhimento do FGTS.

Veja mais atualizações sobre jornada de trabalho no DireitoNet

Fonte: DireitoNet

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet