Projeto visa estabelecer multa para combater diferença salarial entre homens e mulheres

Projeto visa estabelecer multa para combater diferença salarial entre homens e mulheres

O Projeto de Lei da Câmara n. 130/2011 visa promover alterações na Consolidação das Leis do Trabalho, com o objetivo de estabelecer multa para combater a diferença de remuneração verificada entre homens e mulheres no Brasil.

De acordo com o texto apresentado, por eventual infração ao artigo 373-A, inciso III, da CLT, no que se refere à remuneração, será imposta ao empregador multa em favor da empregada correspondente a cinco vezes a diferença verificada em todo período da contratação.

Destaca-se que a proibição de diferença de salários entre homens e mulheres está expressa na Constituição Federal (art. 7, inciso XXX, CF). No mesmo sentido, o artigo 461, da CLT, dispõe que sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

No entanto, apesar das normas de proteção ao trabalho da mulher, ainda há necessidade de impedir a discriminação sofrida no mercado de trabalho, notadamente quanto à diferença de salário, ensejando a aplicação de multa na hipótese.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Trabalho da mulher
Antecedentes históricos, direito protetor e direito promocional, formação do contrato, salário, jornada de trabalho, saúde e segurança, maternidade e rescisão do contrato.

Resumo - Trabalho da mulher - Lei nº 13.467/17
Atividade insalubre, intervalo antes da prorrogação da jornada, intervalo para amamentação e revogação de dispositivo pela Lei nº 13.467/17.

Guia de estudo - Proteção ao trabalho da mulher
Antecedentes históricos, direito protetor e direito promocional, formação do contrato, salário, jornada de trabalho, saúde e segurança, maternidade e rescisão do contrato.

Resumo - Discriminação no Trabalho
Proteção constitucional, normas internacionais, espécies de discriminação no trabalho e as hipóteses mais comuns de discriminação verificadas nas relações de emprego.

Resumo - Danos morais e materiais decorrentes da relação de emprego
Reparação pelos danos causados em decorrência de discriminação, dano extrapatrimonial, valor da indenização e competência para julgar danos morais ou patrimoniais decorrentes da relação de trabalho.

Veja mais atualizações sobre Direito do Trabalho no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos