Proposta legislativa visa tipificar como ato de improbidade administrativa fraude em licitação no período de calamidade pública

Proposta legislativa visa tipificar como ato de improbidade administrativa fraude em licitação no período de calamidade pública

O Projeto de Lei nº 2558/2020 da Câmara dos Deputados visa tipificar como ato de improbidade administrativa a hipótese de fraude em licitações por ocasião de estado de calamidade pública causado por pandemia, sendo passível de aplicação das respectivas penas descritas no artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992).

O texto da justificativa do projeto destaca que Lei Federal nº 13.979/2020 dispôs sobre a dispensa da licitação para aquisição de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus. Porém, a necessária agilidade na contratação de serviços pode ocasionar a ocorrência de possíveis fraudes, causando prejuízo aos cofres públicos.

Desse modo, o propósito seria resguardar a sociedade de atos de corrupção, mediante alteração na Lei de Improbidade Administrativa visando salvaguardar o erário público de ações ilegais.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Processo de Improbidade Administrativa
Processo judicial, legitimidade ativa do Ministério Público, falta de legitimidade do cidadão, legitimidade ativa da pessoa jurídica interessada, indisponibilidade do interesse, entre outros.

Resumo - Investigação da Improbidade Administrativa
Controle interno específico da probidade administrativa, requisição de investigação pelo Ministério Público, e informações cobertas pelo sigilo legal.

Resumo - Improbidade Administrativa - Medidas Cautelares
Características gerais, afastamento cautelar, indisponibilidade de bens e sequestro. 

Guia de estudo - Improbidade Administrativa
Tudo que você precisa saber sobre improbidade administrativa, suas espécies, consequências e sanções, bem como o desenvolvimento do processo judicial.

Notícia - Acordo de não persecução civil em improbidade administrativa conforme Lei nº 13964/2019

Veja mais atualizações sobre Improbidade Administrativa no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos