Resolução do Banco Central estabelece medidas emergenciais para operações de crédito rural
A Resolução nº 4810/2020, do Banco Central do Brasil, estabelece medidas de caráter emergencial para os procedimentos relativos à concessão, ao controle e à fiscalização das operações de crédito rural em decorrência das medidas de distanciamento social adotadas para mitigar os impactos da pandemia.
De acordo com a norma, para as operações contratadas entre 1º de março e 30 de junho de 2020, fica dispensada a apresentação do registro em cartório da documentação comprobatória da relação contratual entre o proprietário da terra e o arrendatário beneficiário do crédito rural, inclusive carta de anuência, desde que o proprietário informe à instituição financeira, por meio eletrônico, a existência da referida relação.
Excepcionalmente, admite-se a concessão de financiamentos direcionados à bovinocultura e bubalinocultura sem apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) e da ficha sanitária, ou documento equivalente, que deverão ser entregues à instituição financeira, mantidas as demais condições dispostas.
Conteúdos atualizados DireitoNet
Contrato - Financiamento - Crédito rural
Banco concede crédito a produtor rural a fim de investir na produção agrícola, através de financiamento, que terá como garantia à safra futura, objeto indireto do contrato.
Resumo - Títulos de crédito rural
Espécies de títulos de crédito rural, cédula rural pignoratícia, cédula rural hipotecária, cédula rural pignoratícia e hipotecária, nota de crédito rural, nota promissória rural e duplicata rural.
Resumo - Contratos bancários
Atividade bancária, mútuo bancário, desconto bancário, abertura de crédito e contratos bancários impróprios, como a alienação fiduciária em garantia, o "factoring" e o cartão de crédito.
Resumo - Contratos agrários
Arrendamento rural, subarrendamento, regime de parceria e modalidades, direitos e deveres.
Dicionário jurídico - Direito Agrário
Veja mais atualizações sobre financiamento e crédito rural no DireitoNet