Licitações e as novas regras para pregão eletrônico

Licitações e as novas regras para pregão eletrônico

O Decreto nº 10.024/2019 regulamenta a licitação, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de bens e a contratação de serviços comuns de engenharia e dispõe sobre o uso da dispensa eletrônica no âmbito da Administração Pública Federal.

De acordo com as novas regras, passa a ser obrigatória a utilização da modalidade de pregão eletrônico pelos órgãos da Administração Pública Federal direta, pelas autarquias, pelas fundações e pelos fundos especiais.

A utilização de pregão eletrônico também será obrigatória nas hipóteses de aquisição de bens e contratação de serviços comuns pelos entes federativos, com a utilização de recursos da União decorrentes de transferências voluntárias, tais como convênios e contratos de repasses, exceto nos casos em que houver regulamentação específica sobre a modalidade de transferência que discipline de forma diversa as contratações.

Será admitida excepcionalmente, mediante prévia justificativa, a utilização da forma de pregão presencial ou a não adoção do sistema de dispensa eletrônica, desde que fique comprovada a inviabilidade técnica ou a desvantagem para a administração na realização da forma eletrônica.

No texto do decreto também é reforçada a aplicação dos princípios basilares das licitações públicas, tais como a legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficiência, probidade administrativa, desenvolvimento sustentável, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo, competitividade, razoabilidade e proporcionalidade.

O pregão eletrônico não se aplica a contratação de obras, locações imobiliárias e alienações, bem como bens e serviços especiais.

Por fim, em relação aos procedimentos a serem adotados, o pregão eletrônico será realizado por meio do Sistema de Compras do Governo Federal, disponível no endereço eletrônico www.comprasgovernamentais.gov.br.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Roteiro - Licitação (Lei n° 8.666/93)

Guia de estudos - Licitação

Resumo - Regime jurídico-administrativo

Artigo - Pregão eletrônico à luz do direito digital

Resumo - Contratos de obra pública e prestação de serviços

Veja mais atualizações sobre licitações no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos