Valor da indenização em desapropriação poderá ser fixado por mediação ou arbitragem

Valor da indenização em desapropriação poderá ser fixado por mediação ou arbitragem

A Lei nº 13.867/2019 possibilita a opção pela mediação ou pela via arbitral para a definição dos valores de indenização nas desapropriações por utilidade pública.

A desapropriação por utilidade pública regula-se pelo Decreto nº 3.365/1941, em que são elencadas as regras para o pagamento de indenização.

A nova determinação dispõe que, após a avaliação do imóvel a ser desapropriado, o poder público deverá notificar o proprietário apresentando a oferta de indenização. O prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e o silêncio será interpretado como rejeição.

Ainda de acordo com o texto legal, ao receber a notificação o proprietário do bem poderá realizar a opção pela mediação ou pela via arbitral, indicando um dos órgãos ou instituições especializados previamente cadastrados pelo órgão responsável pela desapropriação.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Desapropriação

Resumo - Modos de perda da propriedade

Resumo - Restrições ao direito de propriedade

Guia de Estudo - Intervenção do Estado na Propriedade

Guia de Estudo - Propriedade

Veja mais atualizações sobre desapropriação no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos