CNJ recomenda a vedação de atos sobre averbação de divórcio unilateral

CNJ recomenda a vedação de atos sobre averbação de divórcio unilateral

A Corregedoria Nacional de Justiça expediu a recomendação nº 36/2019 que dispõe sobre a vedação aos Tribunais de Justiça de regulamentarem a averbação de divórcio por declaração unilateral emanada de um dos cônjuges.

A orientação segue no sentido de que os Tribunais se abstenham de editar atos regulamentando a averbação do chamado divórcio impositivo, excetuando as hipóteses de divórcio consensual, separação consensual e extinção de união estável, previstas no artigo 733 do Código de Processo Civil.

Considera-se que o divórcio consensual, a separação consensual e a extinção consensual de união estável poderão ser realizados, preenchidos os requisitos legais, por escritura pública, subscrita obrigatoriamente por ambos os cônjuges devidamente assistidos por advogado ou defensor público. Contudo, as hipóteses de divórcio extrajudicial são apenas as descritas na lei, não havendo possibilidade de se criar outras modalidades sem amparo legal.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Dissolução da sociedade e do vínculo conjugal

Petição - Divórcio consensual c.c. regulamentação de guarda, visitas e alimentos

Guia de estudo - Divórcio

Guia de estudo - Ações de família

Roteiro - Divórcio e separação consensuais e extinção consensual da união estável

Veja mais atualizações sobre divórcio extrajudicial no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos