Medidas contra corrupção, crime organizado e crimes praticados com grave violência à pessoa

Medidas contra corrupção, crime organizado e crimes praticados com grave violência à pessoa

Projeto de Lei nº 882/2019 visa altear o Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução penal e demais legislações pertinentes para estabelecer medidas contra a corrupção, o crime organizado e os crimes praticados com grave violência à pessoa.

De acordo com a exposição de motivos do Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro, o Brasil atravessa a mais grave crise de sua história em termos de corrupção e segurança pública e as reformas são necessárias para adequar o ordenamento jurídico a uma nova realidade.

As propostas de modificações são muitas, incluindo hipóteses, em caso de crimes hediondos, que dificultam a progressão de regime e as saídas temporárias em determinadas situações.

Dispõe também sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.

Também visa alargar a possibilidade de interceptação de comunicações em sistemas de informática e telemática por qualquer meio tecnológico disponível, desde que assegurada a integridade da diligência, podendo incluir a apreensão do conteúdo de mensagens e arquivos eletrônicos já armazenado em caixas postais eletrônicas.

Atualmente, o projeto encontra-se na inclusão de pauta de votações do Plenário da Câmara dos Deputados.

Conteúdo atualizados DireitoNet

Guia de Estudo - Execução Penal

Guia de Estudo - Penas

Resumo - Características do Direito Penal

Resumo - Classificação dos crimes

Resumo - Crimes contra Administração Pública I

Veja mais atualizações sobre direito penal no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos