Lei exige autorização judicial para viagem de menores de 16 anos sem os pais

Lei exige autorização judicial para viagem de menores de 16 anos sem os pais

A Lei 13.812/19 altera o Estatuto da Criança e do Adolescente a fim de determinar que nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

No entanto, excetua-se a hipótese de viagem de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana, em que não será necessária autorização judicial.

Por fim, a autorização judicial também não será exigida se a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco ou de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

ECA (redação anterior)
Eca (nova redação)
Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.
§ 1º A autorização não será exigida quando:
a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;
 b) a criança estiver acompanhada (...)
§ 1º A autorização não será exigida quando:
a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;
 b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado (...)

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de Estudo - Criança e Adolescente (Lei nº 8.069/90)

Notícia - Lei nº 13.811/19 proíbe o casamento de quem não atingiu a idade núbil

Resumo - Poder familiar

Resumo - A família brasileira nos dias de hoje

Notícia - Vara de violência contra a mulher tem competência para autorizar viagem de mãe com filho menor ao exterior

Veja mais atualizações sobre Estatuto da Criança e do Adolescente no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos