Danos morais e materiais decorrentes da relação de emprego

Discriminação e suas formas, reparação pelos danos causados em decorrência de discriminação, dano extrapatrimonial, valor da indenização e competência para julgar danos morais ou patrimoniais decorrentes da relação de trabalho. 10 questões para concurso.

Estudando para concursos? Responda as 10 questões abaixo para treinar seus conhecimentos, obter sua nota e ver o gabarito sobre este tema:

1. São diversas as espécies de discriminação encontradas na relação de emprego, podendo ocorrer:

I- no ato da contratação quando, por exemplo, o empregador exige, para a contratação de mulheres a entrega de atestado de esterilização ou que comprove que não está grávida.
II- no curso do contrato de trabalho, podendo ser caracterizada a discriminação por pagamentos de salários menores, pela adoção de restrições que impeçam a promoção de determinados empregados, com fundamento em critérios discriminatórios, por tratamento extremamente rigoroso em relação a determinados empregados, pela adoção de condutas humilhantes ou exposição a situações constrangedoras no ambiente de trabalho.
III- no momento da dissolução do ajuste laboral, a dispensa funda-se apenas em critérios discriminatórios, como no caso de dispensa da empregada que ficou grávida.

2. São condutas vedadas pela CLT, exceto:

3. Analise e assinale a assertiva correta.

I- Considera-se objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho as disposições que contenham qualquer previsão contrária ao disposto pelo artigo 373-A da CLT (disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho), em especial se estabelecerem supressão ou redução dos direitos relativos à proibição de práticas discriminatórias.
II- As práticas discriminatórias nem sempre se manifestam de forma clara.
III- A discriminação nas relações de trabalho pode ser direta quando há adoção de disposições gerais que estabelecem distinções baseadas em critérios proibidos pela lei, ou indireta, em situações, regulamentações ou práticas aparentemente neutras, mas que criam desigualdades em relação a pessoas que têm as mesmas características.

DN PRO
Continue respondendo este teste por apenas R$ 24,90
Desbloqueie já seu acesso ao DN PRO e responda mais 27.000 questões de Direito para concursos
7.530 testes, resumos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Minha nota
0.0
Teste ainda não respondido
Lista de leitura
Adicione este teste à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este teste for atualizado
Ativar alerta

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos