Resposta à acusação - Denúncia inepta
Tratando-se de denúncia inepta, acusado requer que o processo seja anulado ab initio, nos termos do artigo 564, IV, do CPP ou, caso superada a preliminar, que seja decretada a absolvição sumária, com fulcro no artigo 397, III, do CPP.
Contexto de uso
Este modelo de apresentação de resposta à acusação somente pode ser utilizado pela defesa após o recebimento da denúncia e a citação do acusado.
O objetivo é que o acusado alegue tudo o que for importante para a sua defesa, arguir preliminares, oferecer documentos, especificar as provas pretendidas, arrolar e qualificar testemunhas, requerendo sua intimação, quando necessário.
A resposta à acusação deverá ser endereçada ao juiz competente para o julgamento da ação penal.
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara Criminal da Comarca de especificar.
(espaço de 05 linhas)
Processo nº
(espaço de 05 linhas)
Nome Completo do Réu, já qualificado nos autos do processo em epígrafe que lhe move a Justiça Pública, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar RESPOSTA À ACUSAÇÃO, nos termos dos artigos 396 e 396-A, do Código de Processo Penal, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.
Dos Fatos
O Réu foi denunciado pela prática do crime porque, em tese, nos dizeres da exordial acusatória, ele teria descrever os fatos narrados na denúncia.
Durante o inquérito policial não foi ouvida nenhuma testemunha do crime.
Embora a autoria do delito tenha sido apontado ao Acusado, não há indicação na denúncia de quando o crime teria ocorrido e de que forma.
Oferecida denúncia, foi devidamente citado.
Do Direito
Segundo o artigo 41 do Código de Processo Penal, “a denúncia ou queixa conterá...