Anistia de multas ambientais aplicadas por órgãos ambientais é objeto de projeto de lei

Anistia de multas ambientais aplicadas por órgãos ambientais é objeto de projeto de lei

O Projeto de Lei da Câmara dos Deputados nº 2174/2022 visa permitir a anistia de multas ambientais aplicadas por órgãos ambientais federais a produtores rurais.

A anistia será aplicada desde que reste comprovado que o produtor penalizado não foi orientado previamente, por parte dos fiscais ambientais, das consequências do crime praticado ou, então, reste comprovado que o produtor rural penalizado não recebeu assistência técnica e nem suporte por parte de órgãos ambientais federais e do governo federal, com alternativas à prática que enseja a punição.

De acordo com a proposta apresentada, cabe aos órgãos ambientais federais a comprovação, através de documentos, que houve orientação prévia e assistência técnica aos produtores penalizados.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de Estudo - Meio ambiente e Direito Ambiental
Definição e espécies de meio ambiente, competência ambiental dos entes federativos, princípios do Direito Ambiental, proteção internacional do meio ambiente, Política Nacional e o Sistema Nacional do Meio Ambiente e Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

Resumo - Agrotóxicos (Direito Ambiental)
Agrotóxicos e a poluição, tratamento jurídico dos agrotóxicos na Constituição Federal, no Código de Defesa do Consumidor e na Lei nº 7.802/89, registro do produto agrotóxico e demais aspectos vinculados ao Decreto nº 4.074/2002.

Resumo - Direito Processual Ambiental I
Jurisdição civil coletiva: aplicação subsidiária do CPC e princípios, bem como aborda as condições e elementos da ação ambiental.

Resumo - Princípios do Direito Ambiental
Princípio do desenvolvimento sustentável, princípio do poluidor-pagador, princípio da prevenção, da participação e da ubiquidade.

Resumo - Direito Criminal Ambiental
Fundamentos Constitucionais do Direito Criminal e do Direito Penal, privação de liberdade, perda dos bens, multa, prestação social alternativa, suspensão ou interdição dos direitos, entre outros.

Veja mais atualizações sobre Direito Ambiental no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos