Segue em discussão possibilidade de aumento de pena de crimes contra a honra cometidos contra mulheres

Segue em discussão possibilidade de aumento de pena de crimes contra a honra cometidos contra mulheres

O Projeto de Lei nº 3048/2021 do Senado visa alterar o Código Penal, para aumentar as penas de crimes contra a honra cometidos contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino.

O texto apresentado indica que a legislação penal já possui algumas previsões de crimes que podem ter a pena majorada se cometidos contra mulheres, porém ainda se mostra necessário combater o preconceito e a violência contra a mulher na fase inicial, antes que tais atos possam configurar atos de lesão corporal ou até mesmo feminicídio.

Por tais fundamentos, a propositura segue pela majoração da pena em crimes contra a honra, tais como calúnia, difamação e injúria, cometidos contra de mulheres, notadamente os observados em redes sociais.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Crimes contra a honra
Calúnia, difamação, injúria, disposições comuns, exclusão do crime, retratação.

Guia de Estudo - Crimes contra a honra
Trata sobre a calúnia, difamação, e injúria, tipificados, respectivamente, nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal, assim como suas disposições comuns, exclusão do crime de injúria ou difamação, e a retratação do querelado. Inclui 12 itens para leitura e um teste de múltipla escolha.

Roteiro - Crimes contra a honra - Rito especial
Peculiaridades, procedimento, exceções de verdade e notoriedade.

Resumo - Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Competência dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e os crimes dolosos contra a vida praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Guia de Estudo - Violência doméstica e familiar contra a mulher
Aborda as formas de manifestação da violência doméstica, o sujeito ativo dos crimes, medidas protetivas de urgência, Juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, e outras peculiaridades da Lei Maria da Penha, da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Inclui 41 itens para leitura e 11 testes de múltipla escolha.

Veja mais atualizações sobre crimes contra a honrano DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos