Notícias

Impenhorabilidade de benefícios assistenciais é objeto de proposta legislativa

Fonte: DireitoNet

O Projeto de Lei nº 4601/2021 da Câmara dos Deputados visa alterar o Código de Processo Civil para estabelecer a impenhorabilidade de benefícios assistenciais recebidos pelo devedor.

O texto apresentado ressalta que o Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Resp n° 1935102, estabeleceu a impenhorabilidade do auxílio emergencial pago pelo governo federal durante a pandemia, tendo em vista o previsto no inciso IV do art. 833 do CPC.

Ademais, a justificativa segue no sentido da necessidade de esclarecer a controvérsia em razão da ausência de previsão expressa no Código de Processo Civil sobre a impenhorabilidade de auxílios emergenciais e benefícios assistenciais eventualmente pagos pelos governos federal, estadual e municipal.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de Estudo - Penhora
Tudo o que você precisa saber sobre a penhora, que é um ato judicial amplamente utilizado nos mais diversos tipos de processos, com suas peculiaridades, características, prazos, requisitos e muito mais. Inclui 35 itens para leitura e 4 testes de múltipla escolha.

Roteiro - Penhora de Dinheiro em Depósito ou em Aplicação Financeira
Penhora on-line, indisponibilidade de ativos financeiros em nome do executado, BacenJud, cancelamento de eventual indisponibilidade excessiva, intimação e defesa do executado, decisão do juiz, conversão da indisponibilidade em penhora e pagamento da dívida.

Petição - Penhora - Reforço - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Exequente pede a avaliação dos bens e a intimação do executado para reforçar a penhora, uma vez que os bens penhorados não são suficientes para garantir a execução.

Resumo - Benefício da prestação continuada
Conceito, carência, critério material, objetivo do Loas, critérios temporal, quantitativo, pessoal e espacial, bem como documentos para requerer essa espécie de benefício.

Resumo - Generalidades sobre benefícios do Regime Geral de Previdência Social
Cancelamento e suspensão de benefícios, decadência decenal para a revisão ou impugnação de ato de indeferimento de benefício, reajustamento da renda mensal e descontos legalmente atualizados nos benefícios.

Veja mais atualizações sobre benefícios assistenciaisno DireitoNet

Fonte: DireitoNet

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet