Segue em discussão a inversão de ônus da prova em questões consumeristas na esfera administrativa

Segue em discussão a inversão de ônus da prova em questões consumeristas na esfera administrativa

O Projeto de Lei nº 2489/2021 da Câmara dos Deputados visa alterar o Código de Defesa do Consumidor para prever a facilitação da defesa do consumidor, inclusive com a inversão do ônus da prova, na esfera administrativa.

De acordo com o texto apresentado, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece no art. 6º, VIII, ser direito básico dos consumidores a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências.

Entretanto, destaca-se que o CDC não foi claro quanto a aplicação do mencionado inciso VIII também ao processo administrativo que envolva direito consumerista, tratando-se de uma lacuna a ser preenchida.

A linha de argumentação segue pela necessidade de facilitação da defesa do consumidor, ampliando a possibilidade de inversão do ônus da prova na seara administrativa.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor
A inversão do ônus da prova, no direito do consumidor, nasceu da dificuldade do consumidor provar suas afirmativas quando submetido ao regime do Código de Processo Civil.

Resumo - Direito do Consumidor
Prazo de garantia; garantia legal, contratual, complementar e oferta; produto/serviço durável ou não; contagem do prazo; vício de fácil constatação e oculto; produtos usados; finalidade e adequação; vedada a exoneração do fornecedor; manual de instrução

Resumo - Danos no direito do consumidor
Conceito, dano material X dano moral e requisitos para o cálculo da indenização pelo dano.

Dicionário jurídico - Ônus da prova - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Dicionário jurídico - Prova - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidor no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos