Ampliado prazo de validade de prescrições médicas para realização de exames e atendimento hospitalar de gestantes

Ampliado prazo de validade de prescrições médicas para realização de exames e atendimento hospitalar de gestantes

Sancionada a Lei nº 14.152/2021 que dispõe sobre a extensão do prazo de validade de prescrições médicas e de pedidos médicos para a realização de exames de pré-natal e de acompanhamento do estado puerperal, bem como sobre o acesso facilitado a cuidados intensivos e à internação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) enquanto perdurar a pandemia de covid-19.

De acordo com o texto legal, as prescrições médicas e os pedidos para a realização de exames diagnósticos complementares previstos para o adequado acompanhamento da saúde, no período do pré-natal e do puerpério, poderão, a critério médico, ser válidos durante todo o período da gravidez e/ou do puerpério em que foi realizada a prescrição ou o pedido, podendo ser utilizados formulários em meio eletrônico.

Ademais, as gestantes e as puérperas devem ter acesso facilitado a cuidados intensivos e à internação em leitos de UTI, até a declaração oficial do término da emergência de saúde pública no Brasil decorrente da pandemia de covid-19.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Notícia - Permitida a utilização de receitas médicas digitais no período de pandemia

Notícia - Autorizado o uso da telemedicina no período da crise ocasionada pelo coronavírus

Guia de estudo - O Direito em tempos de Covid-19
Trata sobre as medidas emergenciais de saúde pública para auxiliar no combate à pandemia do Coronavírus, seu impacto nas relações civis, comerciais, negócios imobiliários, e estabelecimentos prisionais, a proteção da mulher contra a violência doméstica, as medidas trabalhistas previstas pela MP 927/20, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e demais disposições da Lei nº 14.020/20.

Artigo - Direitos fundamentais frente à pandemia do coronavírus
O presente artigo traz uma abordagem sobre os possíveis conflitos dos direitos fundamentais em meio a pandemia do Coronavírus.

Artigo - As relações contratuais e a pandemia
Análise acerca da caracterização de caso fortuito ou força maior da pandemia e os reflexos nas relações contratuais.

Veja mais atualizações sobre direito médico no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos