Crimes de furto e roubo cometidos contra entidades filantrópicas e instituições de ensino podem ter aumento de pena

Crimes de furto e roubo cometidos contra entidades filantrópicas e instituições de ensino podem ter aumento de pena

O aumento da pena prevista para os crimes de furto e roubo quando praticados contra entidades filantrópicas, igrejas e instituições de ensino é objeto do Projeto de Lei do Senado n° 450 de 2018, mediante alterações dos artigos 155 e 157, ambos do Código Penal.

O texto apresentado indica que instituições filantrópicas, igrejas e escolas estão desprotegidas pela legislação e muitas destas instituições carecem de estrutura para proteção contra crimes patrimoniais, especialmente de furto e roubo.

Destaca-se também que, além da própria subtração de bens, o serviço social prestado fica prejudicado, somado ao alto o grau de reprovabilidade social em tais hipóteses, motivo pelo qual torna-se necessária a adoção de penas mais rígidas.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Disposições gerais acerca dos crimes contra o patrimônio
Trata sobre as disposições gerais elencadas nos artigos 181 a 183 do Código Penal, acerca das escusas absolutórias, relativas e suas inaplicabilidades.

Resumo - Furto
Sujeitos, conduta, voluntariedade, consumação e tentativa, qualificadoras, majorantes de pena, forma privilegiada e cláusula de equiparação, ação penal, princípio da especialidade e furto de coisa comum.

Guia de estudo - Crimes contra o patrimônio
Tudo o que você precisa saber sobre os Crimes contra o patrimônio: furto, roubo, extorsão, usurpação, dano, apropriação indébita, estelionato, receptação, entre outros.

Resumo - Crime de roubo I
Conceito e objetividade jurídica, sujeitos do delito, meios de execução, objetos materiais, elementos subjetivos do tipo, qualificação doutrinária, consumação e tentativa.

Resumo - Crime de roubo II
Roubo circunstanciado (§ 2º do artigo 157), roubo circunstanciado pelo emprego de arma de fogo ou explosivo (§§ 2º-A e 2º-B do artigo 157), crime hediondo, roubo qualificado pelo resultado (§ 3º do artigo 157), pena e ação penal.

Veja mais atualizações sobre crimes contra o patrimônio no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos