Regulamentação das atividades de marketing multinível é objeto de projeto legislativo
O Projeto de Lei nº 413/2018 do Senado Federal visa regulamentar as atividades de marketing multinível, identificadas mediante sistema de pagamentos e de venda de produtos ou serviços por meio de cadeia de empreendedores independentes.
Em síntese, são estabelecidas as características do marketing multinível, criando obrigações e vedações para empresas e empreendedores independentes.
Ainda de acordo com o texto da proposta, o empreendedor independente terá a obrigação de estar inscrito como contribuinte individual nos termos da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991 ou como MEI – Microempreendedor Individual, nos termos da Lei Complementar nº 123, de dezembro de 2006.
Além disso, o projeto estabelece expressamente que é vedado à empresa e ao empreendedor independente a utilização de práticas enganosas, desleais ou que possam induzir a erro potenciais empreendedores independentes ou consumidores.
Conteúdos atualizados DireitoNet
Resumo - Comércio eletrônico
Conceito, evolução do comércio com a internet e inovações das compras coletivas.
Resumo - Meios de pagamento no comércio eletrônico
Débito em conta e emissão de boleto bancário, cartão de crédito, e gestão de pagamento (pagamento caucionado).
Guia de estudo - Comércio eletrônico
Conceito, evolução do comércio com a internet, compras coletivas, meio de pagamento, legislação aplicável, modalidades de intermediação e venda, responsabilidade civil dos bancos, administradoras de cartão de crédito e gestoras de pagamento e limites da responsabilidade nas compras pela internet.
Resumo - Legislação aplicável no comércio eletrônico
Código Civil e Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, Código do Consumidor, Regulamentação do e-commerce - Decreto nº 7.962/13, Lei da Entrega Agendada e Marco Civil da Internet - Lei nº 12.965/14.
Guia de estudo - Direito de Empresa no Código Civil
Trata sobre o empresário individual e a sociedade empresária, registro do empresário, escrituração do empresário, nome empresarial, estabelecimento empresarial e auxiliares e colaboradores do empresário.
Veja mais atualizações sobre Direito Comercial no DireitoNet