Lei de informática e a política industrial para setor de tecnologia

Lei de informática e a política industrial para setor de tecnologia

A denominada “Lei de Informática” instituída pelo Decreto Presidencial nº 10.356/2020 passa a dispor sobre a política industrial para o setor de tecnologias da informação e da comunicação, de que tratam a Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991 e a Lei nº 13.969, de 26 de dezembro de 2019.

Inicialmente, o texto legal aponta as atividades consideradas como de “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I”, tais como serviços científicos e tecnológicos de assessoria, consultoria, estudos ensaios, fomento à invenção e inovação, dentre outros, além dos critérios para avaliação dessas atividades.

Ademais, as pessoas jurídicas que desenvolvam ou produzam bens de tecnologias da informação e comunicação poderão requerer crédito financeiro, desde que cumpram processo produtivo básico, além de investir anualmente em atividades de PD&I no setor de tecnologias da informação e comunicação. Os requerimentos para habilitação a esse crédito serão apresentados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No mais, para usufruir da compensação de créditos financeiros, a pessoa jurídica habilitada deverá registrar em sua contabilidade, com clareza e exatidão, os elementos que compõem as receitas, os custos, as despesas e os resultados do respectivo período de apuração, referentes ao faturamento bruto e aos investimentos em PD&I utilizados para cálculo do crédito financeiro gerado, mantidos segregados das demais atividades nos registros contábeis.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Contrato - Contrato de transferência de tecnologia
Contratante estipula as condições em que se dará a transferência de tecnologia para produção e comercialização do produto que será por ela elaborado.

Resumo - Ciência, tecnologia e inovação - EC nº 85/15
O papel do Estado no desenvolvimento científico, na pesquisa e na inovação, as modalidades de pesquisa e o tratamento prioritário do Estado, apoio e incentivo do Estado, concepção social do mercado e Biotecnologia.

Contrato - Ajuste de propriedade intelectual
Instituições estabelecem as condições sobre propriedade intelectual de que são titulares na tecnologia, a ser depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

Notícia - Discutida possibilidade de dedução de imposto de renda de startups que produzam conteúdos digitais para a educação básica

Notícia - Plano nacional de internet das coisas é instituído por Decreto

Veja mais atualizações sobre Direito e Tecnologia no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos