Em debate a obrigatoriedade de gravação de audiências realizadas em processo criminal

Em debate a obrigatoriedade de gravação de audiências realizadas em processo criminal

O Projeto de Lei nº 5225/2020 do Senado Federal visa estabelecer a obrigatoriedade de gravação audiovisual das audiências realizadas no processo penal, mediante alterações nos artigos 400, 405, 411 e 473, do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 – Código de Processo Penal.

O Texto apresentado destaca que o intuito é obter maior fidelidade das informações, com o registro dos depoimentos do investigado, indiciado, ofendido e testemunhas. Além disso, ressalta-se que a gravação também pode ser realizada diretamente por qualquer das partes, independentemente de autorização judicial.

A justificativa ainda faz um paralelo com o Código de Processo Civil, que já possibilita a gravação audiovisual das audiências (art. 367, §§ 5º e 6º), mas destacando que o Código de Processo Penal é mais tímido e admite, para além desse, o registro por gravação magnética, estenotipia ou técnica similar (art. 405, § 1º).

Em linhas gerais, a proposta legislativa é de que a gravação audiovisual de atos judiciais em processos criminais deixe de ser uma possibilidade e passe a ser obrigatória, contribuindo também para a busca da verdade na ação penal.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Nulidades (Processo Penal)

Guia de estudo - Princípios do Processo Penal

Resumo - Inquérito policial

Dicionário jurídico - Princípio da ampla defesa

Resumo - Princípios do Processo Penal

Veja mais atualizações sobre processo penal no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos