Possibilidade de dedução para fins de imposto de renda das despesas com testes para detecção do novo Coronavírus

Possibilidade de dedução para fins de imposto de renda das despesas com testes para detecção do novo Coronavírus

O Projeto de Lei nº 3454/2020 da Câmara dos Deputados dispõe sobre a possibilidade de dedução para fins de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), exclusivamente ao exercício de 2021 e ano-calendário 2020, das despesas realizadas com testes para detecção do novo Coronavírus, devido ao estado de emergência em saúde pública.

De acordo com a propositura serão dedutíveis as despesas com testes para detecção do novo Coronavírus certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), feitas pelo contribuinte ou seus dependentes, em estabelecimentos devidamente credenciados para tal finalidade.

A justificativa apresentada aponta que o poder público não consegue fornecer tais testes pelo Sistema Único de Saúde, em quantidade suficiente para a necessidade da população brasileira, o que obriga o contribuinte, que apresenta sintomas ou que está em grupo de risco, a buscar fazer a testagem por conta própria, a custo elevado. Isso significa uma nova despesa que se incorpora à situação de insegurança financeira que assola a população.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo -Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) I
Breve histórico do IR no mundo e no Brasil, competência e campo de incidência, IR na Constituição Federal de 1988, conceito de renda e provento, generalidade, universalidade e progressividade, princípio da irretroatividade e da anterioridade, IR no CTN, disponibilidade econômica.

Resumo - Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) II
Obrigação principal e acessória, contribuintes do IRPJ, alíquota e lucro real, opção pelo recolhimento mensal por estimativa, livro de apuração do lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado, dupla tributação do lucro na PJ e na PF, eliminação e preço de transferência.

Resumo - Direito Tributário - Princípios constitucionais
Legalidade, anterioridade, anualidade, segurança jurídica da tributação etc.

Resumo - Impostos
Classificação dos impostos em pessoal e real, imposto direto e indireto, imposto proporcional e progressivo, imposto fixo, monofásico e plurifásico, impostos cumulativos e não cumulativos, imposto nominado e inominado, imposto regulatório, e imposto seletivo e adicional.

Dicionário jurídico - Imposto de Renda - IR

Veja mais atualizações sobre imposto de renda no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos