Discutida a possibilidade de aumento de pena para crimes de injúria e discriminação racial

Discutida a possibilidade de aumento de pena para crimes de injúria e discriminação racial

O projeto de Lei nº 3054/2020 do Senado Federal visa o aumento de pena para os tipos penais de injúria preconceituosa e discriminação racial.

De acordo com o texto inicial, o projeto de lei foi motivado pelas reiteradas ocorrências de preconceito racial que, em muitos casos, resultam em agressões e morte das suas vítimas e demandam do ordenamento jurídico resposta mais acentuada como forma de desestímulo ao ofensor e proteção à vítima.

Outrossim, destaca-se que o crime de injúria racial não se confunde com o crime de racismo previsto na Lei 7.716/1989, embora o objeto jurídico a ser protegido seja semelhante: ambos têm como objetivo tutelar a igualdade constitucional, penalizando a discriminação e o preconceito. A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, já o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Crimes de preconceito de raça e cor
Racismo, discriminação e preconceito racial, raça, cor, etnia, religião e procedência nacional, injúria por preconceito, “Lei Afonso Arinos”, crimes e penas.

Resumo - Sujeitos e objetos do delito (Penal)
Sujeito ativo (capacidade penal e especial, pessoa jurídica), sujeito passivo (espécies, incapaz, mulher, pessoa jurídica, morto, nascituro, animais e coisas inanimadas), possibilidade de ser ao mesmo tempo sujeito ativo e passivo, objeto do delito.

Resumo - Classificação dos crimes
Crimes comuns, próprios, instantâneos, permanentes, comissivos, omissivos, crimes de atividade, de resultado, de dano, de perigo, crimes unissubjetivos e plurissubjetivos, progressivos, complexos, entre outros.

Resumo - Crimes contra a honra
Calúnia, difamação, injúria, disposições comuns, exclusão do crime, retratação.

Dicionário jurídico - Discriminação racial

Veja mais atualizações sobre crimes de preconceito de raça e cor no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos