Segue em debate a suspensão de inscrições nos bancos de dados e cadastros de consumidores durante o período de calamidade pública

Segue em debate a suspensão de inscrições nos bancos de dados e cadastros de consumidores durante o período de calamidade pública

O Projeto de Lei nº 675/2020 suspende retroativamente e impede novas inscrições nos cadastros de empresas de análises e informações para decisões de crédito enquanto vigente a calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

O texto do projeto dispõe que enquanto durar os efeitos do COVID-19, é vedada a inserção no banco de dados de informações de inadimplemento de pessoas físicas ou jurídicas, para formação de histórico de crédito.

A medida é vista como de impacto positivo, considerando que objetivo principal é de proteger o consumidor e a economia, possibilitando acesso a créditos e empréstimos, a fim de evitar prejuízos. Aponta-se também que embora existam planos emergenciais voltados para as empresas, mesmo assim muitas ainda estão enfrentando severas dificuldades financeiras diante de uma crise sem precedentes.

A proposição segue para deliberações das Comissões de Defesa do Consumidor e Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conteúdo atualizados DireitoNet

Resumo - Princípios do Direito do Consumidor I
Princípios, Política nacional das relações de consumo, vulnerabilidade do consumidor, ação governamental, equilíbrio entre a relação empresa e consumidor, e educação.

Resumo - Princípios do Direito do Consumidor II
Incentivo à criação, coibição e repressão dos abusos, serviço público e modificações do mercado de consumo.

Guia de estudo - Direito do Consumidor
Tudo que você precisa saber sobre os direitos do consumidor, as relações de consumo, a responsabilidade civil, conceitos, proteção contratual, práticas comerciais, além dos princípios constitucionais que disciplinam o tema.

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Resumo - Cadastro (Direito do Consumidor)
Arquivos de consumo, pressupostos de legitimidade dos arquivos de consumo, teleológico, substantivo, procedimentais, temporais, acessibilidade limitada, linguagem dos arquivos de consumo, prazos prescricionais, expurgo de dados invialibizadores do crédito, termo inicial do prazo e efeito.

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidorno DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos