Segue em discussão a possibilidade de auxílio financeiro emergencial aos municípios a título de complementação de ISS e ICMS

Segue em discussão a possibilidade de auxílio financeiro emergencial aos municípios a título de complementação de ISS e ICMS

O Projeto de Lei nº 1682/2020 discute a possibilidade de auxílio financeiro emergencial aos municípios a título de complementação de do ISS e da cota parte ICMS.

A proposta segue no sentido de que, enquanto durar o estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), a União complementará, a título de auxílio financeiro emergencial, em favor dos municípios brasileiros os recursos do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e os recursos da Cota-Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A complementação corresponderá à diferença, se negativa, entre o valor recolhido/distribuído aos municípios em cada bimestre de 2020 e o valor recolhido/distribuído no mesmo bimestre do exercício financeiro anterior.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direito Tributário - Princípios constitucionais
Legalidade, anterioridade, anualidade, segurança jurídica da tributação etc.

Resumo - ICMS I
Regra-matriz constitucional, operações relativas à circulação de mercadorias, serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação e internet, onerosidade extra e territorialidade, não-cumulatividade, isenção ou não-incidência: vedação de crédito, seletividade do ICMS, alíquotas.

Resumo - ICMS II
Lei complementar nº 87/96, competência, autonomia dos estabelecimentos, aspecto do fato gerador, crédito do ICMS, substituição tributária, entre outras peculiaridades.

Resumo - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)
Disposição constitucional, Lei Complementar nº 116/2003, taxatividade da lista de serviços, hardware e software, aspectos do fato gerador, base de cálculo e alíquota, ISS e emissão de apólice por seguradora, e prestação de serviço para terceiros.

Resumo - Impostos
Classificação dos impostos em pessoal e real, imposto direto e indireto, imposto proporcional e progressivo, imposto fixo, monofásico e plurifásico, impostos cumulativos e não cumulativos, imposto nominado e inominado, imposto regulatório, e imposto seletivo e adicional.

Veja mais atualizações sobre Direito Tributário no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos