Fibromialgia pode ser incluída no rol de doenças que dispensam carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria

Fibromialgia pode ser incluída no rol de doenças que dispensam carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria

Aprovado pelo Plenário do Senado o Projeto de Lei nº 4399/2019, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que tem por objeto a alteração do regramento que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para incluir a fibromialgia no rol das doenças que asseguram a seus portadores a dispensa do cumprimento de período de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Quanto ao mérito da proposta, destaca-se que a legislação brasileira já reconhece a fibromialgia como doença crônica e garante aos portadores acesso a medicamentos e terapias gratuitas no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, em seu artigo 151, lista moléstias que acarretam o direito aos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem a exigência do cumprimento de prazo de carência.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Dicionário jurídico - Auxílio-doença

Petição - Ação previdenciária de concessão de auxílio-doença - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Requerente, incapaz de desenvolver as atividades laborativas que desenvolve habitualmente, pleiteia a concessão de auxílio-doença.

Resumo - Benefícios previdenciários I
Auxílio-doença, abono de permanência em serviço e aposentadoria por invalidez.

Resumo - Benefícios previdenciários II
Aposentadoria por idade, aposentadoria especial e pensão por morte.

Guia de estudo - Benefícios e serviços do Regime Geral de Previdência Social
Trata sobre as prestações previdenciárias, constituídas pelos benefícios (obrigações de pagar quantia certa) e serviços (obrigações de fazer) do RGPS devidos aos segurados e seus dependentes.

Veja mais atualizações sobre Direito Previdenciário no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos