Fidelidade partidária

Fidelidade partidária

Trata-se da responsabilidade que o parlamentar tem com os deveres partidários, na conformidade do que disponha o estatuto de cada partido.

Segundo a Constituição Federal, o estatuto do partido deve estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.  Ademais, a Lei nº 9.096/95 estabelece: “O estatuto do partido poderá estabelecer, além das medidas disciplinares básicas de caráter partidário, normas sobre penalidades, inclusive com desligamento temporário da bancada, suspensão do direito de voto nas reuniões internas ou perda de todas as prerrogativas, cargos e funções que exerça em decorrência da representação e da proporção partidária, na respectiva Casa Legislativa, ao parlamentar que se opuser, pela atitude ou pelo voto, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelos órgãos partidários" (artigo 25).

Por fim, ressalta-se que a infidelidade partidária não gera perda de mandato (artigo 55 da CF). Consoante a Súmula TSE nº 67, “a perda do mandato em razão da desfiliação partidária não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário”.

Fundamentação
  • Artigo 17, § 1º, da Constituição Federal
  • Artigos 25 e 26 da Lei nº 9.096/95
Referências bibliográficas
  • GOMES, José Jairo. Direito eleitoral. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Temas relacionados
Veja mais sobre Fidelidade partidária no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

O processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária, tem preferência sobre os demais?

Conforme o artigo 12 da Resolução do TSE nº 22.610/07, a tramitação dos processos nela regulados tem preferência sobre os demais.

Respondida em 07/03/2021
O ato que decreta a perda de cargo eletivo por infidelidade partidária é recorrível?

O artigo 11 da Resolução do TSE nº 22.610/07 determina que são irrecorríveis as decisões interlocutórias do Relator, as quais poderão ser revistas no julgamento final, de cujo acórdão cabe o recurso previsto no artigo 121, § 4º, da Constituição Federal.

Respondida em 07/03/2021
Qual a natureza da decisão judicial que decreta a perda de cargo eletivo em razão de infidelidade partidária?

A decisão apresenta natureza constitutiva negativa ou desconstitutiva, uma vez que o ato apaga a relação jurídica havida entre o mandatário e o Estado, extinguindo o mandato.

Respondida em 07/03/2021
Decretada a perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária, quem deve ser investido no cargo vago?

De acordo com o artigo 10 da Resolução do TSE nº 22.610/07, julgando procedente o pedido, o tribunal decretará a perda do cargo, comunicando a decisão ao presidente do órgão legislativo competente para que emposse, conforme o caso, o suplente ou o vice, no prazo de 10 (dez) dias.

Respondida em 07/03/2021
A expulsão do partido autoriza a agremiação postular a perda do cargo eletivo do expulso?

O TSE tem afirmado ser incabível a propositura de ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária se o partido expulsa o mandatário da legenda, pois a questão alusiva à infidelidade partidária envolve o desligamento voluntário da agremiação.

Respondida em 07/03/2021
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos