José Benedito Antunes

Advogado

antunes.adv@hotmail.com

Artigos Publicados (9)

A divergência: contramão do Direito
José Benedito Antunes
As divergências entre Câmaras Julgadoras do Tribunal de Justiça causam intranquilidade e insegurança da própria Justiça, propiciando, dia após dia, uma verdadeira descrença. Essa descrença é, sem dúvida, um fator que contribui negativamente no sistema carcerário, com danosos efeitos.
Constitucional 11/05/2011
A falta grave e seus efeitos
José Benedito Antunes
A relação entre sentenciado e agente penitenciário é, sem qualquer margem para contestação, um barril de pólvora pronto para explodir, embora de se reconhecer raras e honrosas exceções.
Penal 15/06/2008
O falso clamor público
José Benedito Antunes
O fato que fundamenta muitos decretos prisionais, de ordem preventiva, não nos parece assim tão definitivo para o fim a que se destina. É preciso sempre atentar para essa figura bastante questionável.
Civil 05/11/2007
O perigo da ideologia oculta
José Benedito Antunes
A própria lei, em si, já traz no seu contexto uma forte tendência ideológica. Em paralelo, muitas situações judiciais, denúncias ou sentenças, são contaminadas por ideologias que culminam por distorcer os fatos, pois que se apresentam muito ocultamente.
Processo Penal 12/01/2007
Livre convicção?
José Benedito Antunes
A chamada "livre convicção" pode trazer em seu bojo a figura de uma ideologia pessoal ou de um entendimento preconcebido. Mesmo sem querer ser radical, é um tema que se aflora no ordenamento pátrio.
Constitucional 21/11/2006
Terrível liberdade
José Benedito Antunes
Tem por objetivo abordar o fantasma de se conseguir a liberdade, um direito inalienável, face às mazelas praticadas. Um total desrespeito ao sagrado direito constitucional pátrio.
Penal 13/10/2006
A confissão no parcelamento
José Benedito Antunes
As condições estabelecidas para a concessão de parcelamentos, normal ou especial, apresentam dois grandes absurdos: a irretratabilidade e a irrevogabilidade. Condições visivelmente de grande chantagem, que precisam ser analisadas com critérios ponderados.
Tributário 04/09/2006
O inquérito, a denúncia e a sentença: caminhos tortuosos
José Benedito Antunes
Retrata a realidade impregnada no mundo jurídico, que acaba obstaculizando a liberdade humana de forma constrangedora, não raramente.
Penal 08/08/2006
A progressão de regime, uma visão sensata
José Benedito Antunes
Diante das decisões que indeferem o benefício, mister um esclarecimento acerca dos quesitos necessários para que se possa buscá-lo, pois que o indeferimento tem sido um ato ilegal, sob o aspecto de tais exigências.
Penal 04/08/2006
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos