A divergência: contramão do Direito

A divergência: contramão do Direito

As divergências entre Câmaras Julgadoras do Tribunal de Justiça causam intranquilidade e insegurança da própria Justiça, propiciando, dia após dia, uma verdadeira descrença. Essa descrença é, sem dúvida, um fator que contribui negativamente no sistema carcerário, com danosos efeitos.

Acabamos de comemorar a virada de um novo ano, nova direção no comando do País marcando o início do domínio feminino com a posse da primeira mulher brasileira como presidente ou presidenta, dependendo da vontade pessoal. Entretanto, mais que tudo isso, é a marca do início da segunda década do terceiro milênio, que, segundo a crendice popular, sempre aponta para um futuro promissor, de mudança e de novas expectativas.

Contudo, sem querer pregar o negativismo, é preciso que se reflita profundamente e, com os pés bem fixados no chão, não nos deixemos levar pelas aparências ou falsas promessas; assim, em que pese todas as comemorações, devemos não nos esquecer da realidade presente, aquela que tudo deforma, levando ao engano e transformando o que é naquilo que não é.

E nessa linha, por exemplo, não devemos nos iludir e achar que tudo está e que se manterá perfeito, visto que não passa de uma triste miragem. E exemplo vivo desse quadro é o nosso Poder Judiciário, pois que a justiça é sempre transfigurada, causando, não raramente, intranqüilidade e insegurança. E essa realidade já foi objeto de observância do Mestre ROBERTO LYRA, quando asseverou: “A Justiça só terá tranqüilidade e segurança para punir, quando as penas que ela aplica não forem mais criminosas que o crime”.

E para melhor embasar e fixar a preocupação existente, reinante, bradando por justiça em todas as suas dimensões, oportuna aqui reproduzir, do iluminado Mestre DAMÁSIO E. DE JESUS, a seguinte lição: “Hoje, mantida ainda a venda, pretende-se conferir à estátua de Themis a imagem de uma Justiça que, cega, concede a cada um o que é seu sem conhecer o litigante. Imparcial, não distingue o sábio do analfabeto; o detentor do poder do desamparado; o forte do fraco; o maltrapilho do abastado. A todos, aplica o reto Direito. Mas não é essa justiça que eu vejo. Vivo perante uma Justiça que ouve falar de injustiças, mas, por ser cega, não as vê; que, sufocada pelo excesso da demanda, demora para resolver coisas grandes e pequenas; condenando-se pela sua própria limitação. Uma Justiça que, pobre e debilitada pela falta de recursos, não tem condições materiais de atualizar-se. Uma Justiça que quer julgar, mas não pode. Essa não é a minha Justiça. Minha Justiça não é cega. É uma Lady de olhos abertos, ágil, acessível, altiva, democrática e efetiva. Tirando-lhe a venda, eu a liberto para que possa ver. Por não ser necessário ser cego para fazer justiça, minha Justiça enxerga e, com olhos bons e despertos, é justa, prudente e imparcial. Ela vê a impunidade, a pobreza, o choro, o sofrimento, a tortura, os gritos de dor e a desesperança dos necessitados que lhe batem à porta. E conhece, com seus olhos espertos, de onde partem os gritos e as lamúrias, o lugar das injustiças, onde mora o desespero. Mas não só vê e conhece. Age. A minha, é uma Justiça que reclama, chora, grita e sofre. Uma Justiça que se emociona. E de seus olhos vertem lágrimas. Não por ser cega, mas pela angústia de não poder ser mais justa” - (Texto extraído de Manual de PRISÃO E SOLTURA sob a Ótica Constitucional, de José Herval Sampaio Júnior e Pedro Rodrigues Caldas Neto, Editora Método, São Paulo, 2007).

Bem, efetuados os rabiscos, embora a referência acerca da visão do pronunciamento auspicioso de DAMÁSIO E. DE JESUS, que ameniza em parte a singeleza do ponto ora abordado pelo autor, não há que restar dúvida, diante da coragem dos que ousarem ler essa matéria, quanto à preocupação existente, pois que sempre presente a utilização de camuflagem para impor o direito.

Um ponto que se destaca, esse em nível de Segunda Instância, notadamente com ênfase no Estado de São Paulo, é a divergência gritante que experimentamos nos julgamentos, em especial os da seara criminal. Algumas câmaras, e isso é flagrante, atropelam o direito e julgam segundo o seu conceito ideológico, desprezando decisões superiores sumuladas. É sabido que ao julgamento sempre haverá de observar e aplicar o livre convencimento fundamentado; entretanto, ao descartar a adoção de súmula superior por mero capricho, não se pode evitar a pregação de  intranqüilidade e insegurança, já que o efeito causa, mais que mero descontentamento, um tumulto generalizado, não só para os advogados, mas para todos aqueles que dependem do pronunciamento estatal.

Mas para melhor fixar o ponto, a fim de não causar generalização, basta tomar como exemplo o caso de condenado por roubo qualificado, cuja pena, hipoteticamente, seja de 5 (cinco) anos e 4 (quatro) meses de reclusão em regime inicialmente fechado. Para completar a informação, na presente hipótese, o magistrado aplicou a pena-base no mínimo legal, que é de 4 (quatro) anos, agravando-a com 1/3 (um terço), finalizando, pois, na reprimenda acima destacada; de se ressalvar que as condições previstas no Art. 59 do Código Penal são favoráveis ao réu.

Embora respeitoso o convencimento do magistrado de primeiro grau, facilmente perceptível que o Magistrado deveria adotar o regime inicial na forma do que estabelece o Art. 33, § 2º. , letra b, do Código Penal, isto é, o regime semiaberto. Não obstante consignado no verbete anotado, em nome do “livre convencimento” (excesso de poder discricionário), assim não adotou, obrigando o defensor a interpor recurso de apelação no sentido de “corrigir” o regime imposto.

Antes de prosseguir, a título de mera informação, em maio de 2010 o Superior Tribunal de Justiça editou a Súmula 440, consagrando que:
“Fixada a pena-base no mínimo legal, é vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, com base apenas na gravidade abstrata”.  Pois bem, interposto e processado o recurso de apelação, de rigor, o mesmo é distribuído a uma das 16 (dezesseis) Câmaras de Direito Criminal para o devido julgamento. Garantia de reforma quanto ao regime adotado, nas exatas condições declinadas? Bem... Exatamente neste exato momento processual ocorre o que entendemos como “divergência”, pois mesmo que o Código Penal assinale que o regime a ser observado seja o “semiaberto”, já de ser aplicável na origem, algumas câmaras, apesar da vigência da Súmula 440, simplesmente ignoram o pacífico entendimento superior e confirmam a sentença de Primeiro Grau nos seus exatos termos, impondo ao defensor, por honra e respeito ao que de direito, a missão de impetrar recurso de Habeas Corpus ao Superior Tribunal de Justiça, contribuindo para o elevado número de recursos à Corte Superior, quando, na realidade, isso poderia ser desnecessário, inclusive em Segundo Grau se o objetivo do recurso de apelação versasse apenas e tão somente sobre a questão, ou seja, a correta definição do regime inicial a ser observado.

Poder-se-ia alegar, em tese, que adotando a Súmula 440, estar-se-ia a promover o engessamento de magistrados e desembargadores, pois que ofenderia o princípio do livre convencimento motivado. Entretanto, “concessa venia”, de se discordar de tal posicionamento, já que a justiça não pode estar vinculada a vaidades ou a ideologias; ao contrário, a justiça haverá sempre de traduzir um sentimento de justo, contendo a sentença uma destinação fundamental, perene e duradoura.

Por questão ética e respeitosa deixamos aqui de nominar quais as câmaras que adotam posição contrária aos avanços de decisões superiores, mais técnicas e humanas, justamente quando iniciamos a segunda década do terceiro milênio; porém, uma simples consulta poderá definir aos que se interessar conhecer o que assinalado, bastando dispensar alguns minutos para a devida pesquisa.

De se destacar que o objetivo da presente matéria, até bem simples no seu conteúdo, embora retrate uma situação real, é a de apenas alertar sobre o avanço tecnológico que se alcança em muitos níveis, mas em total descompasso com medidas medievais que ainda insistem em conviver no seio do direito, onde o pensamento retrógrado alimenta a intranqüilidade e a insegurança da Justiça, gerando, pela vaidade e ideologia, um acúmulo de recursos não necessários.

Enfim, a divergência patente leva-nos a afirmar que nem tudo caminha no sentido do progresso, pois que se camufla entre sábias decisões, como a que se verifica na Súmula nº 440, do Superior Tribunal de Justiça, que apenas observou sobre a necessidade de se cumprir o óbvio, ou seja, a exata letra da lei (Art. 33, § 2º, do Código Penal), sem que isso cause qualquer engessamento do magistrado “a quo” ou do tribunal.

E não poderia concluir sem destacar, de PIERO CALAMANDREI, que ”A primeira coisa, talvez a mais relevante, seja entender que um processo é muito mais do que um conjunto de papéis autuados e ordenados; processo é uma vida, é um drama, é a última esperança para quem procura a Justiça”.
Mas que Justiça, de se indagar. Evidente que não a da divergência, mas algo próximo da Justiça do Mestre DAMÁSIO, “não por ser cega, mas pela angústia de não poder ser mais justa”.

Sobre o(a) autor(a)
José Benedito Antunes
Advogado
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos