Estatuto da cidade: os mecanismos jurídicos de efetividade de políticas urbanas sustentáveis

Estatuto da cidade: os mecanismos jurídicos de efetividade de políticas urbanas sustentáveis

Análise das ferramentas jurídicas capazes de concretizar as chamadas políticas urbanas sustentáveis, à luz dos princípios contidos no Estatuto da Cidade e na Constituição Federal.

Em nossa Magna Carta, a política urbana é tratada em capítulo próprio, dada a relevância deste assunto. De fato, trata-se de matéria que alçou a esfera constitucional por estar vinculada ao equilíbrio entre as estruturas de ordem e poder, a demandar um comando pragmático.

Isso porque, ao longo do século XX, o Brasil, que era essencialmente rural, transformou-se em um país urbano. Dados do último Censo, realizado em 2010, nos dão conta de que há mais de 160 milhões de habitantes nas cidades brasileiras e apenas 29 milhões de pessoas vivendo no meio rural. [1]

Assim, não pôde o legislador constitucional olvidar esse aspecto da realidade brasileira que se mostrava relevante mesmo à época da elaboração da Constituição atual, pois a população urbana, em 1980, já significava mais que o dobro da rural, segundo o IPEA[2].

Deste modo, premente era a necessidade de normas de planejamento urbano, a nortear a atuação do Poder Público.

No entanto, a disposição constitucional acerca do tema foi além: previu a participação da sociedade civil em tais normas que, importante frisar, vinculam a atividade do administrador público. Essa faceta relativa à atuação cidadã nunca antes havia sido contemplada, até porque o Brasil acabava de emergir de mais de duas décadas de ditadura militar e mal retomava os passos em direção à democracia, quando a atual Constituição foi escrita.

Tal preocupação refletiu a cristalização, ainda nas primeiras décadas do século passado, da importância dos chamados direitos sociais, os quais se consolidaram com a ascensão do Estado de Bem Estar Social, no contexto do Pós-Guerra.

Com efeito, encontramo-nos em uma circunstância histórica em que, inusitadamente, os direitos sociais ganharam relevo e há mecanismos de participação civil que estão legalmente postos, como nunca antes ocorreu à exceção, talvez, da democracia grega na Antiguidade. No entanto, naquele período, a participação na discussão sobre políticas públicas era restrita aos considerados cidadãos, o que excluía os estrangeiros e seus descendentes, as mulheres e os escravos.

Nos dias atuais, temos o privilégio de ver que os direitos inerentes à condição humana são reconhecidos pela maioria dos ordenamentos jurídicos, os quais regulam processos de deliberação democrática e norteiam, em conformidade com tais princípios, as diretrizes de políticas públicas que devem ser observadas pelo Estado.

Com isso, não se afirma que vivenciemos um sistema de justiça plena e de irrestrita igualdade social e que a democracia tenha superado em definitivo a era das ditaduras.

Aliás, vale lembrar que somente na década final do século XX caiu o regime soviético e que, no momento, há ditaduras em vários continentes, em que o mais básico dos direitos - a vida - é desrespeitado.

Mas a percepção generalizada de inviolabilidade dos direitos sociais torna singular a época em que vivemos. Não se concebe, nessa segunda década do século XXI, a retomada, por exemplo, da escravidão ou da servidão campesina. Claro que ainda não houve o banimento total do trabalho escravo, nem da exploração de menores etc.

A singularidade de nossa época consiste não na extirpação desses fenômenos (esperamos que as futuras gerações tenham essa felicidade), mas, sim, no repúdio a eles. Nos dias atuais, eles existem, é fato, mas são a exceção, não a regra.

Como fruto desse amadurecimento político das sociedades, houve o surgimento dos chamados direitos sociais de terceira geração, que exigiram do legislador proteção a bens de natureza coletiva. Eles consagram os princípios da fraternidade e da solidariedade e não se restringem à relação individual, sendo, por isso, designados “transindividuais”. Como exemplos, temos o direito à paz, ao desenvolvimento, ao meio ambiente sadio e à preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, dentre outros.

O direito ao meio ambiente sadio está consignado em nossa Constituição na parte dedicada à Ordem Social (artigo 225 e seus parágrafos), consagrando-se como um dos direitos fundamentais. Esseartigo determina as obrigações do Estado e da sociedade civil para a garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo.

Com o advento do chamado Estatuto da Cidade (Lei nº. 10.257/01) houve a regulamentação do disposto no texto constitucional, por meio da previsão de diversos mecanismos jurídicos que, se aplicados, têm potencial para tornar a cidade um lugar melhor nos aspectos ambiental, administrativo e social.

A noção de cidade que está prevista no referido Estatuto (meio ambiente artificial, que se constitui em expressão da atividade transformadora do ser humano) reflete uma preocupação ambiental na ocupação urbana e em toda sua conformação, cujo objetivo precípuo é a garantia da qualidade de vida da geração atual e a preservação desta qualidade e do meio ambiente saudável para as gerações vindouras, da forma como prevê o caput do artigo constitucional supracitado.

Para tanto, esse diploma propõe conceitos inovadores, como, por exemplo, a noção de sustentabilidade urbana, a participação pública, a ideia de função social da propriedade urbana e a gestão democrática como diretrizes da política de desenvolvimento urbano.

Mas é da participação popular que depende a plena eficácia dos valiosos conceitos que o Estatuto contém, embora nele inexistam dispositivos que obriguem a população a tanto.

Ao contrário, por exemplo, do instituto do voto popular, principal mecanismo de cidadania que, se não for exercido, enseja sanções a quem injustificadamente descumpri-lo, o Estatuto da Cidade não obriga à participação.

O aspecto impositivo é restrito à Administração Pública. Isso porque as disposições do Estatuto se escoram no ideal de conscientização e do livre exercício da cidadania.

O Estatuto constitui-se num marco histórico.

Os conceitos nele contidos retratam uma visão superior do exercício da cidadania, nesse momento inexistente, e os objetivos que comporta estão juridicamente postos antes das mudanças sociais que ele demanda.

É uma inversão do clássico papel do Direito, que apenas avaliza o que já está cristalizado em sociedade.

O Estatuto da Cidade contém os mecanismos jurídicos necessários para propiciar mudanças inéditas na condução da política urbana, uma vez que conferem destaque à participação dos habitantes da cidade, tornando-os cogestores da res publica. É uma lei que existe previamente à mudança de mentalidade social.

Para a concretização dos conceitos supracitados, ele traz em seu bojo um conjunto de dispositivos jurídicos, dentre os quais cumpre destacar o Plano Diretor, que se caracteriza por seu caráter de coercibilidade, eis que seu cumprimento é obrigatório pelo administrador público, incumbindo ao Judiciário fazer valer tais disposições quando a Administração deixar de observá-las.

De fato, os agentes públicos, especialmente prefeitos e vereadores, respondem por improbidade administrativa em caso de inobservância dos princípios do Estatuto, em especial os dispositivos do Plano Diretor, criados para garantir legalmente a participação democrática na gestão de políticas públicas.

O escopo essencial do Plano Diretor é a concretização das funções sociais da cidade, que se materializam, dentre outras, no acesso à moradia digna, às infraestruturas de transporte e de saneamento, ao meio ambiente saudável, à preservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico, dentre outros, realizáveis sob a égide de um planejamento participativo, cuja base é a cogestão com a sociedade civil organizada e com o setor privado na elaboração de políticas públicas.

Tal modelo pressupõe uma governança calcada na legalidade, na ética e na responsabilidade públicas, bem como na ênfase em resultados. Para tanto, o Plano Diretor prevê mecanismos cuja base é a transparência da Administração, pois, para ser aprovado, exige a participação comunitária, seja por meio de audiências públicas, com a divulgação em mídias, seja por meio de reuniões com associações de bairro, de forma a impedir a atuação unilateral do gestor público.

Nesse sentido, o Plano Diretor consiste, hoje, no principal instrumento de garantia do desenvolvimento urbano sustentável, pois contempla um sistema de planejamentoe de gestão da cidade com orientação das políticas públicas a serem desenvolvidas em todas as áreas da administração municipal, tendo por base a participação da sociedade em todas as fases de seu processo, desde a elaboração até a definição dos mecanismos de tomada de decisão, a teor do disposto artigo 3º § 1º, do Estatuto da Cidade.

Para ser exequível e eficiente e lograr êxito em atender aos anseios da comunidade, que são mutáveis, o Plano Diretor não foi concebido como um instrumento jurídico estático. Ao contrário: ele prevê revisões periódicas, de forma obrigatória, cuja inobservância pode ensejar a caracterização de improbidade administrativa, consoante previsto no artigo 52, VII, do Estatuto da Cidade.

Dessa forma, é de grande valia o estudo e a análise dos mecanismos que conferem efetividade jurídica a esse importante diploma legal, no que toca à dos direitos fundamentais e princípios contidos em nossa Lei Maior.

NOTAS

[1] Site do IBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível no sítio eletrônico: http://www.censo2010.ibge.gov.br/primeiros_dados_divulgados/index.php?uf=00. Acesso em 19 de maio de 2012 as 20 h 50 min.

[2] Site do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Texto para discussão nº. 329: “A Redistribuição Espacial da População Brasileira durante a década de 80”. Janeiro de 1994. De acordo com o Censo de 1980, a população urbana brasileira, nesse ano, era de 80.436.409, ao passo que a população rural era de 38.566.297 pessoas. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/pub/td/1994/td_0329.pdf. Acesso em 03 de junho de 2012 as 10 h.

Sobre o(a) autor(a)
Amelia Cristina Oliveira Perche
Bacharelado em Direito na Universidade Mackenzie. Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Direito Público na Escola Paulista de Magistratura. Pós-graduanda em Direito Ambiental na...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos