Constituição Mexicana de 1917 (Direitos Humanos)
Introdução, conceituação, contexto histórico, e aspectos legais.
A Constituição Mexicana foi promulgada em 5 de fevereiro de 1917. O texto constitucional teve origem nas propostas elaboradas por um grupo de jovens intelectuais comandados por Ricardo Flore Magón, os quais eram contrários as ideias ditatoriais de Porfírio Diaz.
Dentre diversos assuntos, os principais encontrados nas tais propostas foram: a proibição da reeleição do Presidente da República, as garantias para as liberdades individuais e políticas, a quebra do poderio da igreja Católica, a expansão do sistema de educação pública, a reforma agrária e a proteção do trabalho assalariado.
Ocorre que, a passagem destas propostas para normas constitucionais acabou proporcionando uma sólida estrutura estatal, a qual era independente da figura do chefe de Estado e isto fez com que as ideias dos jovens, vistos por anarquistas, fossem realizadas de forma totalmente contrária ao esperado, pois a partir da fundação do Partido Revolucionário Institucional, ocorrido em 1929, houve uma estruturação nacional...