CDC: Projeto visa alterar especificações para equipamentos de consulta de preços

CDC: Projeto visa alterar especificações para equipamentos de consulta de preços

O Projeto de Lei n. 1025/2023 visa tornar obrigatório a instalação de dispositivo de áudio em equipamentos de leitura ótica para consulta de preço pelo consumidor em estabelecimentos que utilizem código de barras para apreçamento.

De acordo com o texto apresentado, nos estabelecimentos que utilizem código de barras para apreçamento, deverão ser oferecidos equipamentos de leitura ótica para consulta de preço pelo consumidor, contendo dispositivo de áudio para reprodução sonora, localizados na área de vendas e em outras de fácil acesso.

A justificativa apresentada segue no sentido de que se mostra imprescindível que toda a legislação referente à proteção consumerista esteja em consonância com os princípios e garantias contidos no Código de Defesa do Consumidor, especialmente com a informações adequadas sobre a oferta e formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direito do Consumidor
Prazo de garantia; garantia legal, contratual, complementar e oferta; produto/serviço durável ou não; contagem do prazo; vício de fácil constatação e oculto; produtos usados; finalidade e adequação; vedada a exoneração do fornecedor; manual de instrução.

Resumo - Princípios do Direito do Consumidor I
Princípios, Política nacional das relações de consumo, vulnerabilidade do consumidor, ação governamental, equilíbrio entre a relação empresa e consumidor, e educação.

Resumo - Princípios do Direito do Consumidor II
Incentivo à criação, coibição e repressão dos abusos, serviço público e modificações do mercado de consumo.

Guia de Estudo - Direito do Consumidor
Tudo que você precisa saber sobre os direitos do consumidor, as relações de consumo, a responsabilidade civil, conceitos, proteção contratual, práticas comerciais, além dos princípios constitucionais que disciplinam o tema.

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidor no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos