PEC visa estabelecer os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da Administração

PEC visa estabelecer os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da Administração

A Proposta de Emenda à Constituição nº 39/2022 visa estabelecer os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da Administração Pública, mediante alterações na Constituição Federal.

De acordo com o texto apresentado, o controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver, vedada sua extinção, criação ou instalação.

No mais, o texto também indica que os Tribunais de Contas são instituições permanentes, essenciais ao exercício do controle externo, e as normas estabelecidas nesta Seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios, vedada sua extinção, criação ou instalação.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de Estudo - Tribunais de Contas
Natureza jurídica dos Tribunais de Contas, simetria de regime entre os Tribunais e o Poder Judiciário, características do processo de controle, competência fiscalizadora, dentre outras peculiaridades.

Resumo - Tribunais de Contas nos Estados e nos Municípios
Abarca sobre os Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como sobre os Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

Resumo - Tribunal de Contas da União - TCU
Conceito, funções, competências e atribuições.

Veja mais atualizações sobre Tribunais de Contas no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos