Projeto visa penalizar empresas de pesquisas eleitorais que apresentarem resultados fora das margens estabelecidas

Projeto visa penalizar empresas de pesquisas eleitorais que apresentarem resultados fora das margens estabelecidas

O Projeto de Lei n. 2558/2022 visa determinar penalização às entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos com resultados fora das margens de erro estabelecidas.

De acordo com o texto apresentado, no caso de pesquisa realizada ou divulgada nos últimos cinco dias úteis anteriores ao pleito, e cujos resultados divirjam dos apurados oficialmente para além de 2 (dois) pontos percentuais além da margem de erro, a entidade ou empresa responsável ficará inabilitada, por 8 (oitos) anos, para a realização de pesquisas eleitorais e proibida a veiculação, por qualquer meio, dos resultados apurados, sob pena de punição. 

A justificativa segue no sentido de que as pesquisas interferem, de maneira inegável, na formação da vontade livre e soberana dos eleitores, deturpando com isso um dos fundamentos mais basilares do processo democrático.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Abuso de poder (Direito Eleitoral)
Trata sobre as espécies de abuso de poder, quais sejam, abuso de poder econômico, político e no uso dos meios de comunicação social, assim como aborda as sanções e o procedimento legal para a apuração das práticas abusivas.

Resumo - Ministério Público Eleitoral
Organização do Ministério Público Eleitoral perante o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral e perante os Juízes e Juntas Eleitorais, dispõe sobre suas funções em ano eleitoral e não eleitoral segundo a doutrina e designação de promotores eleitorais.

Resumo - Processo Penal Eleitoral
Crimes eleitorais, condições da ação penal eleitoral, classificação das ações penais eleitorais e ação pública penal eleitoral.

Resumo - Ações Constitucionais (Direito Eleitoral)
Mandado de segurança, mandado de segurança coletivo, habeas data, mandado de injunção e habeas corpus em matéria eleitoral.

Guia de Estudo - Introdução ao Direito Eleitoral
Aborda o conceito de Direito Eleitoral, seu objeto, fontes e princípios, codificações eleitorais, aspectos atinentes à nacionalidade, direitos políticos, capacidade eleitoral ativa e passiva, inelegibilidade, reelegibilidade e político ficha limpa.

Veja mais atualizações sobre Direito Eleitoral no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos