Projeto visa disciplinar afastamento de empregadas gestantes que não possam exercer atividades de teletrabalho ou trabalho à distância

Projeto visa disciplinar afastamento de empregadas gestantes que não possam exercer atividades de teletrabalho ou trabalho à distância

O Projeto de Lei nº 4547/2021 visa disciplinar o afastamento de empregadas gestantes que não possam exercer atividades de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.

De acordo com o texto apresentado, caso a função desempenhada pela empregada gestante não seja compatível com alguma forma de trabalho à distância, a empregada será afastada, com o período sendo computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço, inclusive, sem prejuízo da remuneração.

Outrossim, a proposta indica a possibilidade de que os empregadores deduzam de tributos federais as remunerações pagas às empregadas gestantes que não puderam exercer atividades de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância durante o período de enfrentamento do estado de calamidade pública.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Trabalho da mulher
Antecedentes históricos, direito protetor e direito promocional, formação do contrato, salário, jornada de trabalho, saúde e segurança, maternidade e rescisão do contrato.

Resumo -Trabalho da mulher - Lei nº 13.467/17
Atividade insalubre, intervalo antes da prorrogação da jornada, intervalo para amamentação e revogação de dispositivo pela Lei nº 13.467/17.

Guia de Estudo - Proteção ao trabalho da mulher
Antecedentes históricos, direito protetor e direito promocional, formação do contrato, salário, jornada de trabalho, saúde e segurança, maternidade e rescisão do contrato. Inclui 42 itens para leitura e 6 testes de múltipla escolha.

Guia de Estudo - Teletrabalho
Conceito de trabalho a distância, sua comparação com trabalho doméstico e trabalho no domicílio, a situação do trabalho a domicílio na CLT, e situações que caracterizam o trabalho a distância. Inclui 13 itens para leitura e um teste de múltipla escolha.

Resumo - Teletrabalho - Lei nº 13.467/17
Ao Título II da CLT, a Lei nº 13.467/17 acrescentou o Capítulo II-A referente às normas sobre a prestação de serviços pelo empregado em regime de teletrabalho.

Veja mais atualizações sobre trabalho da mulher no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos