Direito do Consumidor: proposta visa tornar obrigatório atendimento por chamada de vídeo para pessoas surdas

Direito do Consumidor: proposta visa tornar obrigatório atendimento por chamada de vídeo para pessoas surdas

O Projeto de Lei nº 3488 de 2021 da Câmara dos Deputados dispõe sobre a obrigatoriedade para as empresas de call centers, serviços de atendimento ao consumidor e assemelhados, disponibilizarem atendimento por meio de chamada de vídeo para pessoas surdas e dá outras providências.

De acordo com o texto apresentado, ficariam as empresas de call centers, serviços de atendimento ao consumidor e assemelhadas, obrigadas a disponibilizar atendimento por meio de chamada de vídeo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Além disso, o canal de atendimento por vídeo e em libras será exclusivo para pessoas acometidas de surdez ou com deficiência auditiva que impeça de falar ao telefone.

A propositura legislativa ainda prevê que o não cumprimento das normas sujeitará as empresas infratoras às penalidades de advertência e multa, bem como em casos de reincidência a multa seria aplicada em dobro.

Por fim, a fiscalização do cumprimento das normas e da aplicação de sanções previstas será feita pelos órgãos ou entidades de cada Estado na proteção aos direitos dos consumidores.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de estudos - Direitos das pessoas portadoras de deficiência
Trata sobre a contratação de pessoas com deficiência, inclusão dos portadores de necessidades especiais, acessibilidade no trânsito, isenção de impostos, crimes praticados contra pessoas portadoras de deficiência, aposentadorias especiais dos segurados com deficiência e auxílio reabilitação psicossocial.

Resumo - Crimes praticados contra pessoas portadoras de deficiência
Noções gerais e os crimes em espécie previstos na Lei nº 7.853/89.

Resumo - Serviço público (Direito do Consumidor)
Usuários de serviços públicos, Agências Reguladoras, aspectos conceituais de consumidor, fornecedor, produto e serviço, e serviços públicos essenciais.

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Dicionário jurídico - Acessibilidade

Veja mais atualizações sobre Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos