Notícias

Direito do Consumidor: proposta visa tornar obrigatório atendimento por chamada de vídeo para pessoas surdas

Fonte: DireitoNet

O Projeto de Lei nº 3488 de 2021 da Câmara dos Deputados dispõe sobre a obrigatoriedade para as empresas de call centers, serviços de atendimento ao consumidor e assemelhados, disponibilizarem atendimento por meio de chamada de vídeo para pessoas surdas e dá outras providências.

De acordo com o texto apresentado, ficariam as empresas de call centers, serviços de atendimento ao consumidor e assemelhadas, obrigadas a disponibilizar atendimento por meio de chamada de vídeo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Além disso, o canal de atendimento por vídeo e em libras será exclusivo para pessoas acometidas de surdez ou com deficiência auditiva que impeça de falar ao telefone.

A propositura legislativa ainda prevê que o não cumprimento das normas sujeitará as empresas infratoras às penalidades de advertência e multa, bem como em casos de reincidência a multa seria aplicada em dobro.

Por fim, a fiscalização do cumprimento das normas e da aplicação de sanções previstas será feita pelos órgãos ou entidades de cada Estado na proteção aos direitos dos consumidores.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de estudos - Direitos das pessoas portadoras de deficiência
Trata sobre a contratação de pessoas com deficiência, inclusão dos portadores de necessidades especiais, acessibilidade no trânsito, isenção de impostos, crimes praticados contra pessoas portadoras de deficiência, aposentadorias especiais dos segurados com deficiência e auxílio reabilitação psicossocial.

Resumo - Crimes praticados contra pessoas portadoras de deficiência
Noções gerais e os crimes em espécie previstos na Lei nº 7.853/89.

Resumo - Serviço público (Direito do Consumidor)
Usuários de serviços públicos, Agências Reguladoras, aspectos conceituais de consumidor, fornecedor, produto e serviço, e serviços públicos essenciais.

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Dicionário jurídico - Acessibilidade

Veja mais atualizações sobre Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência no DireitoNet

Fonte: DireitoNet

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet