Atividade legislativa visa aplicar rito especial previsto na Lei dos Juizados Especiais aos crimes militares

Atividade legislativa visa aplicar rito especial previsto na Lei dos Juizados Especiais aos crimes militares

O Projeto de Lei nº 4766/2020 do Senado Federal visa permitir a aplicação do rito especial previsto na Lei dos Juizados Especiais aos crimes de competência da Justiça Militar, mediante alterações na Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995.

Com efeito, destaca-se que a atual redação do artigo 90-A da Lei nº 9.099/1995, que excepciona do seu âmbito de aplicação os crimes de competência da Justiça Militar, seria ofensiva ao princípio da igualdade, que é um dos pilares fundantes do Estado Democrático de Direito.

Ademais, no texto da justificativa também observa-se que o agente que pratica uma infração de menor potencial ofensivo terá benefícios da Lei que privilegia a transação penal e a composição dos danos civis. Diferentemente, se o crime for de competência da Justiça Militar, ainda que a pena privativa de liberdade máxima cominada seja de até dois anos, o agente deverá ser submetido ao rigoroso e moroso processo penal militar.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Direito Penal Militar
Conceito, os princípios e o conflito entre eles, além dos principais princípios limitadores do jus puniendi no Direito Penal Militar, quais sejam, princípio da legalidade, da intervenção mínima, da insignificância, da culpabilidade e da humanidade.

Resumo - Crime militar
Sobre o crime própria e impropriamente militar, configuração do crime militar, relevância da distinção, teoria clássica, “teoria topográfica”, teoria processual de Jorge Alberto Romeiro e classificação tricotômica de Ione de Souza Cruz e Cláudio Amin Miguel.

Resumo - Relação do Direito Penal Militar com outras ciências do Direito
O Direito Penal Militar sofre a interferência de várias ciências afins e auxiliares, todas a contribuir para um sistema penal repressivo eficaz ao mesmo tempo que humano.

Guia de estudos - Direito Penal Militar
Conceito, princípios, crime própria e impropriamente militar, relação do Direito Penal Militar com outras ciências do Direito, fonte material e fontes formais do Direito Penal Militar, interpretação e integração da lei penal militar, inquérito policial e ação penal militar.

Dicionário jurídico - Direito Penal Militar

Veja mais atualizações sobre Direito Militar no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos