Isenção no pagamento de multa por cancelamento de serviços é objeto de discussão legislativa

Isenção no pagamento de multa por cancelamento de serviços é objeto de discussão legislativa

O Projeto de Lei nº 4378/2020, da Câmara dos Deputados, dispõe sobre a isenção no pagamento de multa de fidelidade nos contratos mantidos por consumidores com empresas de telefonia fixa ou móvel, TV por assinatura, internet ou assemelhados, durante a vigência de estado de calamidade pública.

De acordo com o texto do projeto apresentado, os consumidores que não quiserem cancelar o serviço, mas apenas suspendê-lo por determinado período, também não poderão sofrer sanção contratual.

Com efeito, a justificativa para a propositura segue no sentido de que a crise ocasionada pela pandemia terá impactos na economia, de modo que União, Estados e Municípios vêm tomando medidas que visam minimizar os prejuízos suportados, ainda mais no cenário em que consumidores visam a justificada redução de custos.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Guia de estudos - O Direito em tempos de Covid-19
Trata sobre as medidas emergenciais de saúde pública para auxiliar no combate à pandemia do Coronavírus, seu impacto nas relações civis, comerciais, negócios imobiliários, e estabelecimentos prisionais, a proteção da mulher contra a violência doméstica, as medidas trabalhistas previstas pela MP 927/20, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e demais disposições da Lei nº 14.020/20.

Petição - Suspensão de cobrança e juros de mora - Coronavírus
Trata-se de requerimento de suspensão de cobrança e juros de mora apresentado ao credor de dívida em razão da Pandemia de COVID-19.

Notícia - Instituído regime emergencial para as relações jurídicas de Direito Privado no período da pandemia

Notícia - Discutida a possibilidade de suspensão de ordens de despejo durante a pandemia

Notícia - Redução do valor de mensalidades de instituições privadas de ensino é objeto de discussão legislativa

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidorno DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos