Isenção de emolumentos cartoriais para registro de títulos translativos de domínio de imóveis rurais é objeto de proposta legislativa

Isenção de emolumentos cartoriais para registro de títulos translativos de domínio de imóveis rurais é objeto de proposta legislativa

O Projeto de Lei nº 4059/2020 da Câmara dos Deputados objetiva estabelecer a isenção de emolumentos cartoriais para os atos relativos ao registro de títulos translativos de domínio de imóveis rurais obtidos por beneficiários dos programas de reforma agrária.

O texto do projeto aponta que o Supremo Tribunal Federal assegurou a constitucionalidade da Lei 9.534/97, que previu a gratuidade do registro civil de nascimento e de assentamentos de óbitos aos mais necessitados, na medida em que são atos que “se relacionam com a cidadania e seu exercício” (conforme julgado ADI 1.800). 

Assim sendo, a proposta é apresentada visando a segurança jurídica, por meio da unificação do entendimento em todo o território nacional, bem como considerando os ditames constitucionais em prol da Reforma Agrária e os anseios da sociedade por justiça social.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Registro de Imóveis I
Trata das características gerais dos registros imobiliários, dos documentos a eles submetidos, da averbação, dos limites à registrabilidade, entre outros.

Resumo - Registro de Imóveis II
Trata da escrituração, matrícula e demais atos relacionados ao registro de imóveis.

Resumo - Processo de registro de imóveis I
Trata do número de ordem, prazos, apresentação do título e demais características do processo de registro de imóveis.

Resumo - Processo de registro de imóveis II
Trata do processo de dúvida eventualmente apresentado pelo oficial.

Resumo - Processo de Registro de Imóveis III
Legitimados para interpor apelação da sentença, trânsito em julgado da decisão de dúvida, natureza administrativa, efeitos da prenotação, custas do registro e sua desistência, continuidade do registro, encerramento dos atos, anotações na via do título restituídas, retificação do registro de imóveis.

Veja mais atualizações sobre registro de títulos e imóveis no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos