Nova lei restringe exportações de produtos médicos e hospitalares no período de pandemia

Nova lei restringe exportações de produtos médicos e hospitalares no período de pandemia

A Lei nº 13.993/2020 estabelece a proibição de exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate à epidemia de coronavírus no Brasil, enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus.

Sem prejuízo da inclusão de outros produtos por ato do Poder Executivo, ficam proibidas as exportações de equipamentos de proteção individual de uso na área de saúde, tais como luva látex, luva nitrílica, avental impermeável, óculos de proteção, gorro, máscara cirúrgica, protetor facial; ventilador pulmonar mecânico e circuitos; camas hospitalares e monitores multiparâmetro.

Por fim, também fica estabelecido que ato do Poder Executivo poderá excluir a proibição de exportação de produtos, desde que por razão fundamentada e sem prejuízo de atendimento da população brasileira.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Contrato - Exportação de mercadorias
Empresa de produção contrata serviços de exportadora para a comercialização de mercadorias.

Resumo - Imposto sobre a Exportação (IE)
Disposição constitucional, aspectos do fato gerador, princípio da anterioridade, normas administrativas que regulam as exportações, exportações diretas e indiretas, informações úteis às exportações.

Teste - Crimes contra exportação de bens sensíveis (Lei nº 9.112/95)
Bens sensíveis, órgão coordenador, crimes, operações de exportação, tipos de operações de exportação, órgãos participantes, condições para a transferência de equipamento e material de uso duplo e tecnologia a eles relacionada, de aplicação na área nuclear.

Resumo - Direito Sanitário (Biodireito)
Generalidades sobre a esterilização humana artificial, direito à saúde física e mental, direito sanitário e bioética social. 

Dicionário jurídico - Imposto de Exportação - IE

Veja mais atualizações sobre exportações e importações no DireitoNet

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos