Notícias

Em trâmite projeto que proíbe a interrupção dos serviços públicos essenciais durante o período de calamidade pública

Fonte: DireitoNet

O Projeto de Lei nº 1086/2020 visa proibir a interrupção dos serviços públicos essenciais durante todo o período de estado de calamidade pública, para pessoas em situações de pobreza e de extrema pobreza que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

De acordo com a propositura, entende-se como serviços públicos essenciais o fornecimento de água e tratamento de esgoto, energia elétrica, internet e telefonia.

Outrossim, após o fim das restrições decorrentes do estado de calamidade pública no país, as concessionárias de serviço público, antes de proceder a interrupção do serviço em razão da inadimplência anterior a março de 2020, deverão possibilitar ao consumidor o parcelamento do débito existente.

Por fim, o débito estabelecido durante as medidas restritivas não poderá ensejar a interrupção do serviço público, devendo ser cobrado pelas vias próprias, sendo vedadas a cobrança de juros e multa.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Serviços Públicos
Conceito, serviço público em sentido amplo e restrito, elementos de definição, princípios e classificação.

Resumo - Serviços Públicos II
Titulares do serviço público, serviços públicos federais, estaduais, municipais e distritais, serviços essenciais, formas de prestação, responsabilidade do prestador, formas de remuneração e direitos dos usuários.

Petição - Ação Civil Pública contra empresa de energia elétrica - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)
Legitimado propõe ação civil pública em face de empresa de energia elétrica, por cobranças arbitrárias e abusivas, quanto à suposta fraude cometida pelo consumidor.

Guia de estudos - Serviços públicos
Conceito, titularidade, serviços públicos federais, estaduais, municipais e distritais, princípios, serviços essenciais, formas de prestação e remuneração, princípios, responsabilidade do prestador, classificação e direitos dos usuários.

Dicionário jurídico - Serviço público essencial

Veja mais atualizações sobre Serviços Essenciais no DireitoNet

Fonte: DireitoNet

Imprimir
O Direito está em constante evolução. Não fique para trás.
Acompanhe as novidades que afetam seu dia-a-dia no estudo e na prática jurídica
Conheça o DireitoNet