Discutida mudança no prazo prescricional envolvendo ações coletivas de consumo

Discutida mudança no prazo prescricional envolvendo ações coletivas de consumo

O prazo prescricional envolvendo ações coletivas de consumo é objeto do Projeto de Lei do Senado nº 27/2020 que tem por escopo alterar o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990) para que a prescrição das ações coletivas seja determinada pela mesma regra das ações individuais correspondentes.

O texto inicial do projeto aponta que embora a ação civil popular e a ação coletiva de consumo estejam compreendidas no mesmo microssistema de interesses coletivos, seus objetos são significativamente discrepantes, ressaltando que o prazo de prescrição de cinco anos para o ajuizamento de ação civil popular, estipulado no artigo 21 da Lei nº 4.717, de 29 de junho de 1965 (Lei da Ação Civil Popular), foi fixado unicamente para a anulação ou declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio público em sentido amplo.

Por outro lado, destaca-se que o artigo 83 do Código de Defesa do Consumidor preceitua que são admissíveis todas as espécies de ações capazes de propiciar a adequada e efetiva tutela do consumidor.

Em linhas gerais, a proposta visa estabelecer que o prazo prescricional das pretensões coletivas passe a observar os mesmos prazos prescricionais das pretensões individuais pertinentes, como por exemplo, se o prazo prescricional para a indenização por dano moral é de dez anos em uma ação individual, também será observado esse prazo se um ente legitimado for reivindicar dano moral coletivo por meio de uma ação civil pública.

Conteúdos atualizados DireitoNet

Resumo - Relação jurídica de consumo
Aborda o conceito de consumidor e de fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mencionando todas as características e peculiaridades de cada qual.

Resumo - Direito do Consumidor
Prazo de garantia; garantia legal, contratual, complementar e oferta; produto/serviço durável ou não; contagem do prazo; vício de fácil constatação e oculto; produtos usados; finalidade e adequação; vedada a exoneração do fornecedor; manual de instrução

Guia de estudo - Direito do Consumidor
Tudo que você precisa saber sobre os direitos do consumidor, as relações de consumo, a responsabilidade civil, conceitos, proteção contratual, práticas comerciais, além dos princípios constitucionais que disciplinam o tema.

Resumo - Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor
Responsabilidade civil, vício e defeito, responsabilidade por defeitos do produto e de serviços, responsabilidade do profissional liberal, responsabilidade sobre os vícios dos produtos e serviços, ignorância do fornecedor.

Resumo - Inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor
A inversão do ônus da prova, no direito do consumidor, nasceu da dificuldade do consumidor provar suas afirmativas quando submetido ao regime do Código de Processo Civil.

Veja mais atualizações sobre Direito do Consumidor no DireitoNet.

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos